Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Dica de Vida Saudável do dia 08 de março
Sopas frias
Sopas frias
Freeimages

Pouco consumida no Brasil, a sopa tem enorme importância na alimentação de outros países, sobretudo na Europa. Em Portugal, quase sempre as pessoas, ao se referirem ao almoço ou jantar, falam da sopa e "o resto", dando um caráter de prato principal à iguaria líquida. No país europeu, a sopa é também presença diária e obrigatória nas escolas infantis. Ela fornece porções consideráveis de fibra, vitaminas, proteínas, e é de fácil digestão e baixo valor calórico. Para crianças, é uma ótima forma de fazer com que consumam legumes e verduras de um jeito gostoso e prático. Para bebês e pessoas com problemas de mastigação, a sopa pode fornecer a quantidade correta de nutrientes e o consumo de carnes, por exemplo. A maior parte das sopas é fácil de fazer e de baixo custo.

Os nutricionistas explicam ainda que, por conter muita água, o prato é um poderoso aliado para quem quer manter ou perder peso, ajuda a regular o intestino e o apetite, e recomendam o consumo diário.

O período do calor não é empecilho para tomá-las, mas, de fato, tal consumo costuma se restringir ao período noturno, antes das pessoas dormirem. Então, que tal uma sopa no café da manhã? Não só no café da manhã, mas num dia quente, na praia, antes do almoço, por exemplo? Esses podem ser momentos ideais para consumir as sopas frias. Praticamente desconhecidas no Brasil, são tradicionais, principalmente, na Espanha, como o famoso gaspacho.

Gaspacho, também grafado como caspacho, é uma sopa fria à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão. Produzida e consumida no verão, essa sopa permite o uso de diversos ingredientes, criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves. Na Espanha, onde é mais conhecida, todos os ingredientes são triturados, resultando num caldo de cor vermelho intenso e líquido, podendo ser consumido sozinho ou com pequenos pedaços de pão.

Nutritivas, saudáveis e excelentes para o verão, as sopas frias agregam mais sabor, praticidade e saúde.

Por Renan de Souza/Revista Família Cristã, edição 949.