Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/12/2021

3ª Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Is 45,6b-8.18.21b-25 Salmo: Sl 85(84) - Ouvirei o que diz o Senhor Deus.
evangelho
Feliz de quem não se escandaliza a meu respeito - Lc 7,19-23

“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico?. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

Evangelho: Lc 7,19-23 “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

“Aquele que deve vir se constituía no sonho messiânico do povo de Deus. E, ao longo da história, existiram muitos rebates falsos. A figura de João Batista questionava o povo; ele poderia ser o Messias. O próprio João Batista quer ter certeza e envia dois discípulos para interrogar a Jesus. Ele poderia ter respondido citando as profecias. Mas prefere apontar para suas atitudes. É um festival de salvação que acontece, e, nesse festival, os indicativos do Reino. É a Boa-Nova para cegos, paralíticos, doentes, bem como para os pobres e os últimos da sociedade. Enquanto os teólogos oficiais se opõem a tudo isso, o povo é envolvido pela bem-aventurança da fé. A salvação é oferecida a todos e continua hoje para as pessoas de boa vontade.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você. Avaliar: quais são os sinais de fé que eu apresento?
Reconheço a presença de Deus nos acontecimentos sociais? Em quais?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).
Oremos
Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito

Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento.

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da Boa Nova de Jesus.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos esperando com alegria aquele que há de vir. Quem é ele? João Batista estava preso por ordem de Herodes e enviou alguns de seus discípulos para perguntarem a Jesus se ele era mesmo o Messias prometido ou se deviam esperar por um outro. A resposta não foi de boca a ouvido, mas de boca a ouvido e à vista. Vão contar a João o que vocês viram e ouviram. Primeiro viram, depois ouviram. Viram cegos enxergando, paralíticos andando, leprosos purificados, surdos ouvindo, mortos ressuscitando e pobres recebendo a Boa Notícia. “E feliz aquele, disse ainda Jesus, que não achar em mim motivo de tropeço”. Este pode ser o significado de “feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”. Tratando com cegos, paralíticos, leprosos, surdos, pobres e doentes em geral, Jesus se tornaria um problema para alguém. É suficiente imaginar a cena hoje para compreender o seu alcance. Ou lembrar-se de alguém que faça o que Jesus fazia em relação aos desafortunados. João Batista compreendeu que este era o sinal do Messias e a realização das profecias messiânicas. Não basta, porém, ver o sinal para compreendê-lo. Corações de pedra não o compreendem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.