Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/05/2025

4º Domingo de Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 13,14.43-52 Salmo: Sl 99(100) - Conhecei o Senhor, porque ele é Deus. 2ª Leitura: Ap 7,9.14b-17
evangelho
Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem - Jo 10,27-30

Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e jamais perecerão, nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

4º Domingo da Páscoa. Com fé e confiança naquele que cuida de nós e nos chama a ser cuidadores com Ele coloquemo-nos em atitude de oração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Hoje são tantas as vozes que ressoam em nosso coração. Procure a voz do Bom Pastor, garantia em nossa jornada terrena. “Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá sua vida em favor das ovelhas.
Perceba e creia que o Senhor está dizendo estas palavras para você, ao seu coração. Deixe Ele habitar sua mente e fortalecer sua fé.




Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

A palavra de Jesus é luz na vida do mundo, das pessoas e da comunidade. Este Evangelho nos fala do Cristo ressuscitado, o Bom Pastor que recordamos no Tempo Pascal, pois Ele é misericordioso, compassivo e cheio de cuidados para não perder nenhum daqueles que o Pai lhe confiou.

Evangelho: Jo 10,27-30 “Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e jamais perecerão, nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

“O título de “pastor” é um dos mais inspiradores dentre as figuras que o Evangelho reserva à pessoa de Jesus, sempre no esforço de torná-lo mais próximo e acessível à compreensão e ao sentimento de quem lê ou escuta o Evangelho. Neste texto, o Senhor declara o desvelo personalizado que dedica às ovelhas, porque conhece cada uma delas e jamais permitirá que pereçam ou lhe sejam subtraídas, porque foi o próprio Pai que as confiou a ele. Animando o coração dos ouvintes, que certamente ficam boquiabertos, ele garante que é possível a qualquer pessoa entrar nesse redil privilegiado. Basta escutar sua voz e segui-lo, o que quer dizer: pautar a vida cotidiana por tudo aquilo que o Senhor diz e faz.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Bom Pastor significa que Ele é o nosso Senhor e nos quer em seu Reino. Este é o centro do Evangelho. Ele nos chama, nos convida com insistência, mas não nos obriga ao sim.
No seguimento de Jesus deixo-me ajudar para compreender melhor o caminho da fé?
As palavras de Jesus lhe dão conforto e segurança? Como é sua intimidade com o Senhor, Bom Pastor? Quem são meus mestres, pastores, gurus, minhas leituras, minhas conversas sobre os acontecimentos da história e da vida?
Minha fé dá significado às minhas buscas? Ou sinto ainda o vazio em minha existência?

Oração (Vida)

A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. É em nome do Senhor Jesus que a oração cristã encontra sua força e eficácia. E Ele, o Filho de Deus que se fez igual a nós quem nos insere nesse fluxo de amor que brota do Pai. Em Cristo, temos a fusão do diálogo entre a divindade e a humanidade. Reze ao Senhor com confiança, converse com Ele, seu amor é de cuidados por nós...

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O chamado de Simão para apascentar as ovelhas do Senhor, no domingo anterior, já nos prepara para celebrarmos hoje, no 4o Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor. A liturgia de hoje nos convida a mergulhar no pastoreio de Jesus, que se desdobra na missão dos vários ministérios da Igreja. Por isso, também é um dia dedicado para toda a Igreja rezar pelas vocações. A expansão missionária da Igreja foi marcada pelas figuras de Paulo e Barnabé. Os grandes pastores não hesitam em pregar e testemunhar o evangelho (primeira leitura). Adentram o mundo pagão, enfrentam preconceitos, inveja, blasfêmias. Estão seguindo os passos do Bom Pastor, que os chama a ser “luz para as nações”. O anúncio da salvação não faz distinção de pessoas. Ela chega aos confins do mundo com a força do Espírito Santo, trazendo-lhes alegria. Em meio às perseguições e aos desafios da missão, Jesus é o Cordeiro que apascenta seu rebanho, alimenta-o e o conduz às fontes de água viva (segunda leitura). Ele se faz presente na vida dos discípulos, protege-os em sua tenda, lugar de abrigo e encontro com Deus. As lágrimas enxugadas são sinal do consolo de Deus, que fará o sofrimento chegar ao fim. O final de João 10 retoma, em uma espécie de resumo, o tema do Bom Pastor e de sua relação com as ovelhas. Jesus está discutindo com os judeus sob o pórtico de Salomão, na ocasião da festa da Dedicação do Templo. Eles questionam acerca de sua messianidade. Ainda não entenderam a alegoria do pastor. Mesmo que o Mestre tenha sido claro desde o início, a incredulidade deles não lhes permite enxergar a verdade. Essa é a marca de quem não pertence ao rebanho do Senhor, pois não escuta sua Palavra. Ao contrário dos discípulos, que ouvem a voz do pastor e são reconhecidos por ele. Há relação de intimidade e confiança. Por isso, o Pastor é capaz de dar a vida não somente na morte de cruz, mas, através dela, dar-lhes a vida eterna. Não perecerão porque estão seguros sob sua guarda. Os falsos pastores não poderão dispersá-los ou arrancá-los do verdadeiro Pastor. O amor que une Jesus e o Pai assegura esse cuidado com as ovelhas. Estejamos unidos ao Bom Pastor e lhe peçamos que suscite vocações para continuarmos colaborando com o cuidado de seu rebanho.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.