Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/06/2020

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Pd 3,12-15a.17-18 Salmo: Sl 90(89) - Senhor, foste para nós um refúgio!
evangelho
Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus - Mc 12,13-17

Então, mandaram alguns fariseus e partidários de Herodes, para apanhar Jesus em alguma palavra. Logo que chegaram, disseram-lhe: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te deixas influenciar por ninguém. Tu não olhas a aparência das pessoas, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Dize-nos: é permitido ou não pagar imposto a César? Devemos dá-lo ou não?” Ele percebeu-lhes o fingimento e respondeu: “Por que me armais uma armadilha? Trazei-me a moeda do imposto para eu ver”. Trouxeram-lhe uma moeda. Ele perguntou: “De quem é esta figura e a inscrição?” Responderam: “De César”. Então, Jesus disse: “Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. E estavam extremamente admirados a respeito dele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho, Jesus nos convida a distinguir as coisas de Deus e as coisas dos homens, a “dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o contexto do relato evangélico? Qual ensinamento Jesus nos transmite quando afirma: “Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”? Quais coisas pertencem a Deus e quais pertencem a César?

“Enquanto alguns bebem a Palavra de Jesus, outros – fariseus e herodianos – procuram um pretexto para acusá-lo. A pergunta é uma cilada e a resposta daria chances para comprometê-lo diante das autoridades ou diante do povo. Jesus é extremamente inteligente e não se deixa envolver pela intriga. Mais: ele estabelece fronteiras entre César e Deus. Ainda hoje nos perguntamos onde passam estas fronteiras. Deus merece e só aceita o primeiro lugar: amar a Deus sobre todas as coisas. A Igreja deve denunciar as tentativas, da parte de César, de usurpar as coisas de Deus. Alega-se que o Estado é laico, mas se esquece de que a maioria da população acredita em Deus, paga impostos e tem o direito de se manifestar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como distingo o que é e vem de Deus e as coisas do mundo, que vem do egoismo, da ganância, do poder de visibilidade, etc ?

O agir de Deus é diferente da lógica de César. Nosso Deus é amor, gratuidade, bondade... Ele nos deu a vida, nos criou a sua imagem e semelhança, nos enviou seu Filho... Podemos de alguma forma devolver tudo o que Ele merece? Podemos de alguma forma pagar por tudo o que dele recebemos todos os dias?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

“No princípio deste dia, ó Senhor, nós suplicamos que nossas ações fiquem livres do pecado. Deus Pai, modere a nossa língua e detenha a palavra ofensiva. Que Suas mãos guardem nossos olhos para não vermos coisas vãs. Que tudo em nós seja puro e a desordem permaneça longe, para que, sóbrios, possamos vencer a soberba do corpo e, no fim do dia, vencedores do pecado entoemos Seu louvor. Louvor a Deus Pai, a Seu Filho Jesus e ao Espírito Santo, amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

- Deus Todo-Poderoso, que a Vossa bênção desça sobre mim e sobre toda a minha família. Sobre a nação e sobre toda a humanidade.
- Que o Senhor me abençoe e me guarde. Que a Virgem Maria me dê a paz e guie meu caminhar na estrada de seu filho Jesus. Amém.”

Ir. Carmen Maria Pulga

Sabemos por experiência que nem todo mundo é sincero e que, às vezes, nós também não o somos. Fazemos elogios para captar a benevolência de quem nos ouve, o que é legítimo, desde que o elogio não seja embalagem de veneno. A língua afiada pode ser instrumento para uma resposta bem dada, sendo a língua para ensinar e não para ferir. Fariseus e herodianos fizeram perguntas a Jesus não para saber nem para aprender. Eram perguntas capciosas, nada sinceras. Sincera, no entanto, foi a resposta que os deixou sem fala: “Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. A pergunta ocultava uma armadilha. Queriam ver Jesus em “maus lençóis”. Não eram gente boa nem confiável. Não é bom imitá-los. Que Deus nos dê um pouco da sabedoria de Jesus para sabermos nos defender com caridade e elegância! Os impostos devem ser pagos e devem ser bem empregados por quem os administra. Dê o imposto ao governo e os governantes o administrem em favor do povo, sob o olhar de Deus, a quem prestarão contas de seus atos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.