Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/03/2024

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Gn 17,3-9 Salmo: Sl 105(104) - Lembrai-vos dos milagres que ele fez.
evangelho
Amém, amém, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou - Jo 8,51-59

Amém, amém, eu vos digo: quem guarda minha palavra não verá jamais a morte”. Disseram‑lhe os judeus: “Agora temos certeza de que tens um demônio. Abraão morreu, os profetas também, e tu dizes: ‘Quem guarda minha palavra, não provará jamais a morte’. Acaso és maior que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem pensas que és?” Respondeu Jesus: “Se eu buscasse dar glória a mim mesmo, minha glória não seria nada. É meu Pai que me glorifica, aquele que dizeis: ‘É nosso Deus’. Vós não o conheceis; eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia; viu e se alegrou”. Disseram‑lhe, então, os judeus: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” Disse‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou”. Eles pegaram, então, pedras para atirar nele. Jesus, porém, escondeu‑se e saiu do Templo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No trecho do Evangelho, que a liturgia nos oferece hoje, Jesus nos ensina que “aquele que guarda sua Palavra, jamais verá a morte”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor, e possuir a vida em plenitude.




“Deus, fonte de vida eterna, Senhor do mundo e da eternidade, ajudai-nos a viver desde agora o definitivo do vosso Reino, no comprometimento com todos, sem exceção, sobretudo com os mais fracos e débeis. Ajudai-nos a dar sempre testemunho de vós! Amém”.

Leitura (Verdade)

O Mestre toca aqui num dos temas mais importantes do evangelho segundo João: a Vida. Observe como João desenvolve este tema da vida segundo a Palavra de Jesus.

Evangelho: Jo 8,51-59 “Amém, amém, eu vos digo: quem guarda minha palavra não verá jamais a morte”. Disseram‑lhe os judeus: “Agora temos certeza de que tens um demônio. Abraão morreu, os profetas também, e tu dizes: ‘Quem guarda minha palavra, não provará jamais a morte’. Acaso és maior que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem pensas que és?” Respondeu Jesus: “Se eu buscasse dar glória a mim mesmo, minha glória não seria nada. É meu Pai que me glorifica, aquele que dizeis: ‘É nosso Deus’. Vós não o conheceis; eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia; viu e se alegrou”. Disseram‑lhe, então, os judeus: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” Disse‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou”. Eles pegaram, então, pedras para atirar nele. Jesus, porém, escondeu‑se e saiu do Templo”.

“Jesus tem o horizonte voltado para a vida, fala do que conhece: a vontade do Pai. Os judeus conduzem as palavras de Jesus para um sentido negativo, pois não conhecem o propósito de Deus nem a palavra “sopro”, que faz viver. Fechados em sua visão fundamentalista, os judeus insistem na linha da morte, e Jesus, cujo olhar está para o Pai, insiste na força da vida. Ele afirma: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou”. O problema de Jesus é que ele é muito verdadeiro, não mente, não engana, não usa palavras adocicadas. Fazer-se igual a Deus é, sim, uma ousadia, uma blasfêmia, a não ser na palavra de Jesus, o Filho de Deus. Ele está com o Pai desde o princípio. Ele é o sopro da Vida que permanece”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Toda a oração pede uma postura muito simples: colocar-se conscientemente na presença de Deus. O que o este Evangelho diz para você?
Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer?
Como você compreende a promessa de Jesus: “Quem guarda a minha Palavra jamais verá a morte”?

Oração (Vida)

Deus não espera o melhor de nós, espera que nos apresentemos de coração sincero. Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o/a cercam.

Conclua com a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Mais uma vez Jesus afirma que ele é o “Eu sou”. “Antes que Abraão existisse, ‘Eu sou’”, diz ele aos que o ouvem. Eu sou o quê? Perguntaríamos nós a procura de um complemento do verbo. Não há, porém, complemento. Tudo está completo na expressão que afirma simplesmente que ele é, que ele é a existência, que ele é, enfim, a vida. E a discussão é feita na proximidade de sua morte. Querem apedrejá-lo pela blasfêmia de se fazer igual a Deus. “Quem tens a pretensão de ser?”, perguntaram. E com razão! Afinal, quem é esse Jesus de Nazaré? Mesmo se for o Messias, como pretende se identificar com Deus? Pouco a pouco vamos percebendo e descobrindo que ele já existia antes que qualquer coisa tivesse o seu princípio. É um caminho de fé, não dado a todos. O que é dada a todos é a caridade com que são tratados pelos que têm fé.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.