Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/07/2020

15º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Is 55,10-11 Salmo: Sl 65(64) - Os prados se cobrem de rebanhos. 2ª Leitura: Rm 8,18-23
evangelho
Jesus sentou-se à beira-mar e uma grande multidão ajuntou-se em seu redor - Mt 13,1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que lhes falas em parábolas?” Ele respondeu: “Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem será tirado até o que tem. Por isto eu lhes falo em parábolas: porque olhando não enxergam e ouvindo não escutam, nem entendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Por mais que escuteis, não entendereis, por mais que olheis, nada vereis. Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com o ouvido indisposto. Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar’. Felizes são vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram.
Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Oração inicial = Neste 15º domingo do Tempo Comum, acolhamos os ensinamentos de Jesus: “Quem ouve a palavra e a entende é como a semente que cai em terra boa e produz fruto.” Que a Palavra de Deus encontre um solo fecundo em nossa vida e que possamos produzir muitos frutos.


Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as critaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure recontar a narrativa, relembrando todos os elementos do Evangelho. Qual é a missão do semeador? Qual é o significado da semente caída à beira do caminho? E do terreno pedregoso?

“O pano de fundo desta parábola é um terreno desigual, típico do ambiente rural palestino. As nesgas de terra boa são poucas. O semeador não parece estar comprometido com o êxito nem com o ganho econômico. Ele semeia com generosidade por acreditar no poder inimaginável da semente. Nós somos, ao mesmo tempo, os semeadores e o terreno onde a semente é jogada. A semente imaginada é, provavelmente, trigo ou aveia, as maiores culturas da região. Numa safra normal, a proporção é de 10 a 13 grãos por espigas. Chegar a 30 é algo excepcional. Mas a semente do Evangelho pode chegar a cem. A vontade do Mestre é que a semente seja lançada com abundância. O resultado pode vir quando menos esperamos e de onde menos esperamos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual terreno a Palavra de Deus encontra hoje em minha vida? Com quais cuidados e esforços procuro cultivar a Palavra de Deus semeada em meu coração? Ela produz frutos de vida?
Em silêncio, permita que a meditação lhe revele outros questionamentos

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e os apelos que a Palavra despertou em seu coração e peça a graça de vivê-los concretamente em seu dia. Conclua rezando: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O grande campo no qual a Palavra de Deus é semeada somos nós, nossa família, nossa cidade, a sociedade que organizamos, o mundo em geral. Deus fala a este mundo constantemente e de diversas maneiras. Uns escutam e outros não. A uns é dado escutar e outros não querem ouvir. Quem recebe a graça de ouvir e praticar a Palavra de Deus não se sinta privilegiado, e sim responsável pelos outros. Faça-se presente na beira do caminho, na terra pedregosa, no meio dos espinhos, para que ninguém se perca.
Você ouve a Palavra e não a compreende. O Maligno vem e a tira do seu coração. Ou você recebe a Palavra com alegria, mas sua firmeza não é permanente e você desiste diante da primeira dificuldade. Ou você vive sufocado pelas preocupações deste mundo e pela ilusão da riqueza. A Palavra sufoca-se em você e não produz fruto. Mas você também pode ouvir a Palavra, compreendê-la e pô-la em prática, produzindo frutos. Semear a semente em terra boa, cuidar de seu desenvolvimento e colher os frutos com cuidado, tudo isso supõe esforço, suor, sofrimento. O suor custa mais do que as lágrimas. Lamentar-se é mais fácil do que enfrentar uma situação e assumir as consequências da atitude tomada.
Não pensemos, porém, que a Palavra de Deus se perde. Ela produzirá frutos no devido tempo, porque a Palavra que sai da boca de Deus não volta a ele vazia. A Palavra paira em cima do mundo e de cada pessoa, até ser ouvida e praticada. Se o coração de muitos se tornou insensível, há sempre alguém que vê e alguém que ouve. Vença as etapas e supere as dificuldades do terreno! Avance, semeie e não volte até encontrar terra boa que produza frutos bons!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.