Zacarias e Ageu – dois profetas menores, chamados ao ministério profético em 520 a.C., durante o reinado de Dario – tiveram a missão de anunciar o convite de Deus à penitência, condição necessária para se realizar a promessa messiânica.
É Zacarias o profeta que apresenta a índole pacífica do Rei-Messias: “Eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, filho da jumenta”. E ainda: “Ele anunciará a paz às nações. O seu domínio irá de mar a mar”.
Além dessa abertura total aos povos, do Messias, Zacarias acena com uma bela exclamação de alegria diante do mistério eucarístico: “Que riqueza! Que beleza a sua! O trigo fará crescer os jovens e o mosto as virgens”.
Visões e símbolos tornam um tanto difícil a leitura deste profeta, entre cujas páginas se podem, entretanto, colher expressões profundamente humanas da bondade divina, como esta: “Eu tenho um grande ciúme de Jerusalém e de Sião, e estou sumamente irritado contra as nações tranquilas, porque enquanto eu estava apenas um pouco irritado, elas colaboravam com o mal... Iahweh consolará Sion novamente, e elegerá novamente Jerusalém”.
Ao retornar do exílio na Caldéia, Zacarias passou o fim da vida na Palestina; realizou grandes prodígios para infundir em seu povo, depois da dura provação, confiança na promessa de Deus. Foi sepultado provavelmente ao lado do túmulo do profeta Ageu.
Veja mais Santos para o dia 06 de setembro
-
São Liberato de Loro
Liberato nasceu na pequena Loro Piceno, província de Macerata, na Itália. Pertencia à nobre família Brunforte, senhores de muitas terras e muito poder. Mas o jovem Liberato, ouvindo o chamado de Deus ...
-
Santo Eleutério
São Gregório Magno recorda muitas vezes em seus Diálogos esse santo abade do mosteiro de São Marcos Evangelista, situado fora dos muros de Espoleto. E recorda com reconhecido afeto, tendo-se beneficia...