Texto de Maria do dia 26 de setembro
Com Maria, ofertamos a Deus nossas vidas

A oração do rosário é uma riquíssima fonte de graças, pois nos propicia uma afetuosa comunhão com Maria, a mulher cheia de graça. Ao mesmo tempo em que Deus encheu de graças o espírito amável de Maria, ele a encontrou solícita para a missão de acolher no mundo seu Filho, concebido do Espírito Santo. Desse modo, Deus plenificou de graças a vida de Maria e, quando a chamou por seu nome para uma missão, a encontrou cheia de graças. Embora Maria fosse uma serva fiel e filha querida de Deus, o convite de Deus não se realiza por seu mérito, mas pelo Amor que Deus lhe consagrou, como representante de toda a humanidade.
A cada momento, Deus se aproxima de nós para colher os frutos de sua graça que foram fecundados em nossa vida. A oração do rosário nos permite viver mais profundamente na graça divina, ao mesmo tempo em que o Espírito nos fortalece, pela mediação de Maria, para que respondamos com alegria ao apelo de Deus, que nos convida a continuar a missão de Jesus Cristo. No rosário, nós contemplamos os mistérios da salvação que Jesus Cristo trouxe ao mundo. Pela contemplação desses preciosos mistérios, participamos da missão redentora do Filho de Deus e acompanhamos seus passos na história da humanidade, como cordeiro de Deus, que tira os males do mundo e o fecunda com seu amor misericordioso.
Para bem rezar o rosário, é preciso colocar-se sob o manto protetor de Maria, mãe de Deus, abrir o coração para que a luz divina possa entrar e clarear os recantos mais sombrios de nosso espírito. Rezar o rosário deve despertar em nossos corações as virtudes de Maria, aprendendo, com sua forma de viver, a amar a Deus sobre todas as coisas, servindo os pobres, participando da comunidade cristã e se engajando nas causas do bem na sociedade.