Fundo
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/09/2021

São Gregório Magno, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Cl 1,15-20 Salmo: Sl 100(99) - O Senhor é bom, eterno é seu amor.
evangelho
Vinho novo em odres novos - Lc 5,33-39

Disseram-lhe: “Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, então, lhes disse: “Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles? Dias virão… – então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar”. Contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos”. E disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido, deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início deste novo dia, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres novos?

Evangelho: Lc 5,33-39 Disseram-lhe: “Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, então, lhes disse: “Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles? Dias virão… – então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar”. Contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos”. E disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido, deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”.

“A comunidade de Jesus não se ajusta ao que os fariseus esperavam de um grupo religioso. O jejum falava da esperança messiânica. Agora é vivida uma nova circunstância: o noivo está presente e o jejum é substituído pela alegria que contagia os convidados. Os pecadores são convidados para a festa; é tempo de alegria e não de jejum. Esse tempo é totalmente novo e não aceita remendos antigos. É um vinho novo, que não pode ser colocado em vasilhas antigas e superadas. O discípulo veste a roupa nova da coerência, de um projeto único e harmonioso. Nossa vida deve estar voltada para o noivo – isto é, Jesus –, e não apenas para algumas práticas, por melhores que sejam. Tudo se faz novo, proclama Paulo às suas comunidades.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

Como eu renovo ideias e atitudes à luz da Palavra de Deus?

Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Da incoerência e da tristeza, livrai-me, Senhor! Seja essa a invocação consciente que elevamos a Deus neste dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Qual é o vinho melhor, o novo ou o velho? Vinho novo é a novidade de Cristo. Mas está escrito que o vinho velho é melhor. Temos, então, que refletir sobre a qualidade do recipiente. Está escrito também que “o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha”. O novo está contrastando com o velho e quem diz que o velho é melhor precisa experimentar o novo. Tudo isso por conta de uma pergunta sobre o jejum. Jejuando, acaba o problema. Já disseram também que o melhor vinho é aquele que se bebe na casa dos outros. Seja lá como for, o vinho é Cristo e seu Evangelho. Bebamos na fonte, que está no coração de Cristo. Vistamos uma roupa nova, sem remendos, que é o próprio Senhor Jesus. Depois, façamos o que for melhor para a nossa identificação com Cristo, para a construção da comunidade humana, para o bem dos menos amados. Se jejum é ausência de alimento, a ausência de Cristo é o verdadeiro jejum, e esse não é bom. Mortificações, só inteligentes!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.