Fundo
Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/11/2022

33ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ap 1,1-4, 2,1-5a Salmo: Sl 1 - Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida.
evangelho
Vê! A tua fé te salvou - Lc 18,35-43

Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”. O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Para fazermos uma Leitura Orante, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Jesus Nazareno está passando.” Como você quer se aproximar dele?

Evangelho: Lc 18,35-43 Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”. O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

“De cego e mendigo à beira da estrada, ele tornou-se discípulo, seguidor de Jesus. É a história do cego de Jericó. O que foi decisivo para essa mudança: Jesus, que passou por Jericó, o barulho da multidão que vinha com ele, os gritos de socorro do cego e a atenção que Jesus lhe deu, curando-o da cegueira. No Evangelho, essa história ilustra a passagem de cada discípulo da escuridão para a luz. Não é só a história de um cego, é a história dos discípulos. Somos discípulos, estamos na luz da fé em Cristo. Estávamos à beira da estrada, sem enxergar, vivendo como mendigos. Jesus veio ao nosso encontro e nos abriu os olhos. Agora, estamos a caminho com ele, cheios de alegria, louvando a obra de Deus. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O homem cego foi informado que Jesus passava pelo seu caminho e aproveitou a oportunidade. Sua oração é simples e tocante: “Senhor, que eu veja!” Alheios ao drama, muitos quiseram silenciá-lo. Mas ele insistiu e sua coragem foi recompensada duplamente: ele começou a ver e a seguir Jesus pelo caminho.
Estou atento/a à passagem de Jesus para suplicar a cura de minhas cegueiras?
Tenho confiança em Deus ou me deixo influenciar pelas opiniões alheias?

Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? De quais cegueiras desejo ser curado/a? Aproxime-se do Senhor Jesus sem medo e faça a sua oração, pois Ele está sempre atento ao nosso grito e também nos pergunta: “Que queres que eu te faça?”. Com a mesma fé do homem cego, peçamos: “Meu Mestre, que eu veja!” Reze com fé ao Mestre Divino e apresente-lhe suas preces e as intenções de seus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Buscar na Palavra a luz para nossa caminhada. Ir à luta é o compromisso de todos, pois todos somos limitados e todos devemos apoiar-nos na superação das dificuldades. Como quero praticar isso hoje?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Ir. Carmen Maria Pulga

Entender o messianismo de Jesus é muito difícil, principalmente quando ele anuncia que vai ser morto (Lc 18,31-34). Os discípulos estão cegos diante dessa realidade. Afinal, o Mestre está a caminho de Jerusalém, onde se dará esse trágico desfecho. Para entender esse mistério, é preciso uma luz, que é graça de Deus (Is 35,5). Jesus é essa luz de Deus (Jo 1,4ss; 8,12). Mas os discípulos, embora convivessem com ele, ainda necessitam entrar na sua lógica. Nessa perspectiva, mais do que pensar em uma cegueira física, o leitor aqui é convidado a ir além. O cego de Jericó, assim que recebe a luz, segue a Jesus. Na versão de Mc 10,46-52, talvez fique mais claro: ele deixou sua capa e seguiu Jesus pelo caminho, rumo à cruz. Os cristãos de hoje também têm suas cegueiras. Guiando-se pela lógica humana, não entendem a proposta de Jesus. Só quem, como o cego de Jericó, se aproxima com fé de Jesus encontra nele a luz para segui-lo até à cruz e à ressurreição e ser fiel ao seu messianismo.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.