Fundo
Domingo, 31 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/05/2023

5ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 15,1-6 Salmo: Sl 122(121) - Vamos à casa do Senhor!
evangelho
Sou eu a videira - Jo 15,1-8

“Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos.
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim será lançado fora como o ramo, e secará. Com outros ramos será recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisso, meu Pai será glorificado: se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos."

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer. Permanecer no Senhor significa acolher sua Palavra e deixar-se guiar por Jesus Mestre, para que nossas ações e toda a nossa vida manifestem o seu Reino.


Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do texto e destaque as palavras que se repetem, procurando entender a afirmação de Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.” “Eu sou a videira e vós, os ramos”

Evangelho: Jo 15,1-8 “Sou eu a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto, ele o corta, e todo que produz fruto, ele o limpa para que produza ainda mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Sou eu a videira; vós, os ramos.
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim será lançado fora como o ramo, e secará. Com outros ramos será recolhido, lançado ao fogo e queimado. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e assim será para vós. Nisso, meu Pai será glorificado: se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos."

“A pedagogia de Jesus é encantadora: para falar do amor de Deus, ele escolhe um cenário muito especial: a natureza. O cultivo da videira era respeitado e, ao mesmo tempo, inspirador. Para um ramo dar fruto, necessariamente, deve estar unido ao tronco. Ademais, os próprios galhos passam por uma seleção, além de serem podados. Deus Pai é o tronco que fornece a seiva para os ramos, e estes produzem os frutos. Tais ramos somos nós. Que tipos de frutos estamos produzindo? A bondade, a justiça, o amor, a paz e a solidariedade são os bons frutos, que podemos e devemos produzir. Permanecer em Deus, assim como o ramo permanece unido ao tronco, é um jeito dinâmico, fecundo e inteligente de viver a fé.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A parábola da videira e dos ramos é muito significativa. O desejo de Jesus é que permaneçamos vinculados, conectados com Ele, como os ramos ao tronco, bebendo da seiva divina.
Como é minha relação com o Senhor?
Permaneço em sua Palavra? Confio que com Ele posso realizar a missão de ser construtor/a do Reino?
Qual é a implicação da afirmação de Jesus: “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado”?

Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Na Bíblia, a imagem da vinha é muito comum para designar Israel. Provavelmente, o texto mais famoso, nesse sentido, é o Cântico da Vinha (Is 5,1-7). Jesus, contudo, utiliza a imagem de uma videira singular para designá-lo, além de associá-la ao Pai, que é o agricultor, e aos ramos, que são os discípulos e discípulas. Há uma insistência grande no verbo “permanecer” para designar a urgência de uma comunhão unitiva e total dependência entre os ramos e a videira.
Só há vida e produção de fruto se o ramo estiver coligado com a videira. Esse é o principal acento que Jesus dá: a produção de bons frutos para a glória de Deus. Por isso, os ramos devem ser limpos e podados. É a Palavra de Deus que nos purifica. Os que não produzem frutos são cortados e lançados fora. Eles secam e só servem para fazer fogo nas casas dos agricultores. A permanência em Cristo é também a certeza de que podemos contar com ele. Nossa oração será ouvida por causa de Jesus Cristo, intercessor junto ao Pai.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.