Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/05/2024

7ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 25,13b-21 Salmo: Sl 103(102) - O Senhor estabeleceu seu trono nos céus.
evangelho
Segue‑me - Jo 21,15-19

Quando terminaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Ele lhe disse: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Apascenta meus cordeiros!” Depois, Jesus lhe disse pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?” Ele disse: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Pastoreia minhas ovelhas!” Disse‑lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, tu me amas?” Entristeceu‑se Pedro porque lhe perguntava pela terceira vez: “Tu me amas?” E disse‑lhe: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas. Amém, amém, eu te digo: quando eras jovem, tu te cingias a ti mesmo e ias para onde querias; quando, porém, te tornares velho, estenderás tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”. Disse isso para assinalar por qual morte ele glorificaria a Deus. E, tendo dito isso, disse‑lhe: “Segue‑me”.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Agradeçamos neste dia ao Senhor o caminho que tivemos a oportunidade de percorrer com sua Palavra e reconheçamos a presença do Senhor ressuscitado em nossa vida.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”



Ó Deus, na imensidão de vosso amor, nos colocamos confiantes em vossa presença. Ajudai-nos a permanecer com a mente e o coração abertos à vossa Palavra.

Leitura (Verdade)

Estamos nos últimos dias da solenidade de Pentecostes, e desde a Páscoa temos meditado e orado com o Evangelho segundo João. No Evangelho de hoje, Jesus vai firmar o pacto de Amor com Pedro e a “Comunidade de Amor” que ele fundou na unidade com o Pai e o Espírito Santo.

Evangelho: Jo 21,15-19 Quando terminaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Ele lhe disse: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Apascenta meus cordeiros!” Depois, Jesus lhe disse pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?” Ele disse: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Pastoreia minhas ovelhas!” Disse‑lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, tu me amas?” Entristeceu‑se Pedro porque lhe perguntava pela terceira vez: “Tu me amas?” E disse‑lhe: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!” Disse‑lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas. Amém, amém, eu te digo: quando eras jovem, tu te cingias a ti mesmo e ias para onde querias; quando, porém, te tornares velho, estenderás tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”. Disse isso para assinalar por qual morte ele glorificaria a Deus. E, tendo dito isso, disse‑lhe: “Segue‑me”.

“Não há experiência mais feliz do que a experiência do amor. Jesus insiste nesse sentimento que é tecido por afeto, cuidado, responsabilidade e alegria. O diálogo entre Jesus e Pedro vem esclarecer justamente que o amor que nos une em Deus é um pacto de responsabilidade com o projeto do Pai. Jesus quer saber de Pedro apenas isso, se ele o ama. Tudo o mais ele sabe que será superado com o amor e pelo amor. Porque no amor há escuta, respeito, colaboração e fidelidade. Quando Pedro passa por essa sabatina, Jesus lhe confia aqueles que ele amou com o dom da própria vida. Se o Senhor encontrar em nós um coração sincero, ele esquece nossas negações medrosas, como fez com Pedro, e nos confirma em sua missão.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje?

Que processo de amadurecimento na fé foi necessário para Pedro! Você cultiva esse processo de educação da fé em Jesus Cristo ou é cristão apenas por atos pontuais?
Leia a sua história com as lentes do Evangelho e veja se você está neste pacto de amor com Jesus, na sua escola, em sua Comunidade de fé e amor.

Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja !
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus.
Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa !
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Terminando a semana entre a Ascensão e Pentecostes, a sagrada liturgia nos coloca diante do Senhor, que entrega o seu rebanho aos cuidados de Pedro. Não é uma nomeação que Pedro recebe, mas uma missão reveladora do amor de Deus pelo mundo e pela Igreja. A missão é dada a Pedro depois de uma tríplice profissão de amor. Na comunidade de Jesus, exercerá legitimamente alguma função quem amar, e quem amar mais. Estes e estas são os pastores que cuidam do rebanho. Este é Pedro, cabeça visível do bom pastor, que professa sua fé e seu amor no Mestre. Para que Pedro não desvirtue sua função de Pastor Universal, Jesus lhe diz uma última palavra, a palavra própria de todos os discípulos: “Segue-me”. Pedro, você também é discípulo, e como todos os discípulos, siga o Mestre!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.