Fundo
Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/02/2026

Sábado depois das Cinzas - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 58,9b-14 Salmo: Sl 85(86) - Senhor, instrui-me sobre teu caminho.
evangelho
Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores - Lc 5,27-32

“Depois disso, Jesus saiu e viu um coletor de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo abandonado tudo e tendo-se levantado, o seguiu. Levi lhe ofereceu, em sua casa, um grande banquete. Um grande número de coletores de impostos e outras pessoas estavam com eles reclinados para uma refeição. Os fariseus e seus escribas queixavam-se aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com coletores de impostos e pecadores?” Respondendo, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.
Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.



Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje quer nos preparar para a conversão que o Senhor espera de cada um de nós, discípulos seus. Leia pausadamente este relato, aprecie com atenção a cena e deixe que o Senhor lhe fale quais as mudanças que ele espera de seus discípulos.

Evangelho: Lc 5,27-32 “Jesus viu um coletor de impostos, chamado Levi, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo abandonado tudo e tendo-se levantado, o seguiu. Levi lhe ofereceu, em sua casa, um grande banquete. Um grande número de coletores de impostos e outras pessoas estavam com eles reclinados para uma refeição. Os fariseus e seus escribas queixavam-se aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com coletores de impostos e pecadores?” Respondendo, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores”.”

“Para conhecer Jesus, é preciso observar o que ele diz e como se comporta. Hoje, a observação só é possível lendo e estudando os textos do Novo Testamento, sobretudo os Evangelhos. Tal estudo deve ser crítico, com bons instrumentos de leitura. Há quem faça isso e transmita suas conclusões para os interessados. No entanto, a leitura simples e atenta nos ajuda a desenhar a figura de Jesus, que curava os corpos doentes e era médico dos corações enfermos. Chamou Levi, considerado pecador público, que o seguiu e deu uma festa comemorativa, não aprovada por escribas e fariseus. Festa de pecadores, e Jesus no meio deles. Vamos lendo, vendo e concluindo que o amor existe, e Deus é amor.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A Boa-nova que Jesus veio anunciar consiste exatamente em reunir os dispersos, abrigar os excluídos, perdoar os pecadores e animar os abatidos. A conversão que o Senhor espera de mim é exatamente acolher e incluir todas as pessoas.
Eu tenho interesse em conhecer e me aproximar sempre mais da Pessoa de Jesus? Vou me esforçar para realizar sua proposta de fraternidade, justiça e acolhida?
O gesto de Jesus manifesta sua experiência pessoal do Pai. Que imagem de Deus carrego dentro do meu coração?

Oração (Vida)

Peça ao Senhor a graça de viver com profundidade: a graça do encontro com o Pai misericordioso, a graça do despojamento, da humildade, da simplicidade do coração, da conversão pessoal. Reze também pela Igreja, pelos líderes políticos e pelos formadores de opinião.

“Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e paz. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O episódio do chamado de Levi, também denominado Mateus, retrata bem o que o tempo da Quaresma é para os fiéis cristãos: tempo de conversão. O encontro de Levi com Jesus foi o momento transformador de sua vida, quando deixou a coletoria de impostos e passou a segui-lo. Assim, a refeição organizada por ele em sua casa não foi apenas um gesto de gratidão, mas ocasião oportuna para que marginalizados, como ele, pudessem encontrar e ouvir Jesus. Tomar parte em uma refeição, na casa de alguém, era mais que um evento social: era a partilha de sentimentos, de afetos, de ideais. É comunhão. A casa de Levi, nesse sentido, pode ser vista como igreja e a refeição, como símbolo da Eucaristia. Jesus é o centro e foi quem se colocou entre os fariseus e os discípulos. A resposta que deu aos fariseus declara o sentido da sua missão salvífica e infunde a coragem da conversão nos pecadores.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.