Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/03/2022

4ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Ez 47,1-9.12 Salmo: Sl 46(45) - O Senhor dos exércitos está conosco.
evangelho
Queres ficar curado? - Jo 5,1-16

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca”. Ele respondeu: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua maca e anda!’” Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega a tua maca e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra, e consigo mesmo. Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração.



Jesus é a vida. Multidões de todos os lugares iam ao encontro dele para serem curadas. Jesus também percorria cidades e povoados anunciando o Evangelho da vida. É o movimento de Deus a procura de nossa humanidade e nossa necessidade humana procurando-o com sede.

Leitura (Verdade)

Leia o texto com calma, prestando atenção a cada palavra. Preste atenção nas imagens, nas personagens; sublinhe palavras ou frases que lhe chamam a atenção, locais, gestos, diálogos e contestações...

Evangelho: Jo 5,1-16 Houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca”. Ele respondeu: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua maca e anda!’” Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega a tua maca e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

“O povo antigo caminhou por quarenta anos até entrar na terra prometida, passando pelo rio Jordão. Nosso encontro com Jesus é como a passagem pelas águas, pelo qual tomamos posse da terra prometida, a salvação. Na piscina de Bezata ou Betesda, em Jerusalém, muita gente doente ficava ali esperando para se curar. Jesus encontrou, então, uma pessoa que estava doente havia trinta e oito anos. Ele a curou, sendo para ela a passagem pelas águas, pela qual entrou na posse da promessa. Essa cura do enfermo da piscina vale como uma catequese sobre nosso batismo. Em Jesus, na sua Páscoa (morte e ressurreição), somos lavados dos nossos pecados, renascemos na graça. A Páscoa é como a passagem pelas águas para a vida nova.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deixe ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.
Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos....
Deixe que a alegria da Palavra o(a) faça caminhar anunciando a Vida.

Oração (Vida)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

Contemplação (Vida e Missão)

Partilhe com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de sua fé no poder de Jesus Cristo e no seu amor pela nossa humanidade.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Para iluminar o presente texto, deve-se lembrar de Is 35,5-6: cegos enxergarão e os coxos saltarão. Isso se realiza na pessoa de Jesus. Mais do que uma crônica, o relato aponta para a novidade: por um lado, a religião judaica com a piscina, cinco pórticos (pentateuco), água (ritos de purificação), os excluídos (deficientes) etc.; por outro lado, a palavra eficaz de Jesus que realiza o que o AT já não consegue. Em outras palavras, nas festas judaicas, os peregrinos iam ao templo. Mas Jesus, o Bom Pastor, vai à porta das ovelhas, onde estavam os deficientes que não podiam entrar no templo. Lá ele realiza as esperanças dos excluídos da Lei. É a contraposição da velha água (Lei) e da nova água (Jo 4,13-15). E para ilustrar essa contraposição, vem o conflito relativo ao sábado, coração da antiga Lei.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.