Fundo
Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/11/2025

31ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 14,7-12 Salmo: Sl 26(27) - O Senhor é minha luz e minha salvação.
evangelho
Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida! - Lc 15,1-10

“Qual homem que, dentre vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no descampado e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, a coloca alegremente sobre seus ombros, e, tendo chegado em casa, reúne os amigos e vizinhos para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida!’ [...]”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
O Espírito Santo, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a fidelidade ao Evangelho de Jesus, esteja conosco.
No Evangelho de ontem vimos que Deus convida a todos para participar do banquete em seu Reino e, até insiste de forma inusitadas. Hoje, ele nos diz que seu coração fica inquieto até que não busca a ovelha que se perdeu e quando a resgata, faz festa para celebrar este encontro.




Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça um minuto de silêncio interior, depois leia o Evangelho com calma. Observe quem está ao redor de Jesus ouvindo estas parábolas? O homem possui 100 ovelhas, por que será que era tão importante para ele buscar uma única que se perdeu?

Evangelho: Lc 15,1-10 “Todos os coletores de impostos e os pecadores aproximavam-se dele para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: “Este acolhe os pecadores e come com eles”. Então Jesus disse-lhes esta parábola: “Qual homem que, dentre vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no descampado e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, a coloca alegremente sobre seus ombros, e, tendo chegado em casa, reúne os amigos e vizinhos para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo que, da mesma maneira, haverá mais alegria no céu por um pecador que se converta do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”. “Qual a mulher que, se tiver dez dracmas e perder uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura com cuidado até encontrá-la? E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido!’ Do mesmo modo, eu vos digo: há alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte”.

“A palavra “todos” mostra a notoriedade do Mestre da Galileia junto aos coletores de impostos e a outros infratores. Os mestres fariseus também tinham discípulos e provavelmente sentem uma ponta de inveja. Exclamam despeitados que Jesus acolhe os pecadores e come com eles. Sem intenção e sem saber, estão profetizando sobre quem é Jesus, porque só Deus pode acolher as pessoas e perdoar pecados. Mas quem eram os pecadores nesse contexto? O povo iletrado, que vivia na impureza por não saber cumprir as normas meticulosas da Lei. Humilhados e desgarrados do rebanho dos justos, o Senhor, ao contemplá-los, tece a parábola da ovelha perdida, procurada com amor e festejada por sua volta à casa.” ( Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Essas parábolas nos revelam a afeição de Deus que vai em direção àqueles que estão perdidos. O Pai vai ao encontro com compaixão e misericórdia e se alegra do retorno dos filhos que Ele resgata com sua própria vida.
Como você retribui esse amor incondicional de Deus?
Você se deixa encontrar, se deixa tomar no colo por Deus e ser resgatado para o caminho da salvação? Permita que a Palavra toque profundamente sua vida....

Oração (Vida)

Fale com Deus... agradeça a bondade com que Ele o/a busca e procura infinitas vezes...

Senhor, em teu nome nós nos reunimos como Igreja para dar glória e honra a ti, para buscar tua orientação e nos assegurar de tua bondade. Fica conosco, ilumina-nos, agracia-nos, corrige-nos e abençoa-nos em tua santa Palavra. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que contigo e como o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Para qual apelo, qual convite do Senhor você quer dar prioridade neste dia?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A proximidade de Jesus com os pecadores e os publicanos sempre incomodou os fariseus e os mestres da Lei, pois, para estes, comer com pecadores é estar em comunhão com eles e compartilhar seus pecados. Mas, na verdade, Jesus veio trazer-lhes a salvação. Apresentando duas parábolas “gêmeas”, o Mestre procura chamar a atenção dos líderes de Israel. Um homem perde uma de suas cem ovelhas, enquanto uma mulher, uma de suas dez moedas. Ambas são valiosas para os dois, assim como o pecador que se extravia de Deus. Os dois vão em busca do que haviam perdido até encontrar, da mesma forma que Deus busca o pecador. Nos dois episódios, alegria de reunir amigos e vizinhos, convidando-os para festejar o reencontro do que se havia perdido, revela a alegria no céu pela conversão de um só pecador. O texto é um convite aos fariseus e aos escribas, assim como aos líderes das primeiras comunidades, que se acham justos, e a cada um de nós, para mudarmos de postura em relação aos pecadores. Em vez de murmurar, devemos nos alegrar pela sua conversão, marcada pela abertura ao Reino anunciado por Jesus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.