Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/11/2023

Santa Isabel da Hungria, Religiosa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Sb 13,1-9 Salmo: Sl 19A(18) - Os céus enumeram a glória de Deus.
evangelho
Quem procurar preservar sua vida a perderá; mas quem a perder a conservará - Lc 17,26-37

Assim como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca e chegou o dilúvio que destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. Assim será no dia em que for revelado o Filho do Homem. Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver suas coisas em casa, não desça para pegá-las; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não regres- se. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procurar preservar sua vida a perderá; mas quem a perder a conservará. Eu vos digo: naquela noite estarão dois em uma cama: um será tomado e o outro, deixado; e duas mulheres estarão moendo no mesmo lugar: uma será tomada e a outra, deixada”. Eles perguntaram: “Onde, Senhor?” Ele lhes respondeu: “Onde estiver o corpo, ali se reunirão os abutres”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.


“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante atenção, detendo-se nos versículos que mais chamam sua atenção. Observe o contexto do relato evangélico. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? O que esse relato nos ensina?

Evangelho: Lc 17,26-37 Assim como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca e chegou o dilúvio que destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. Assim será no dia em que for revelado o Filho do Homem. Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver suas coisas em casa, não desça para pegá-las; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não regres- se. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procurar preservar sua vida a perderá; mas quem a perder a conservará. Eu vos digo: naquela noite estarão dois em uma cama: um será tomado e o outro, deixado; e duas mulheres estarão moendo no mesmo lugar: uma será tomada e a outra, deixada”. Eles perguntaram: “Onde, Senhor?” Ele lhes respondeu: “Onde estiver o corpo, ali se reunirão os abutres”.

“A temática dos finais dos tempos sempre intrigou a humanidade. Normalmente, conforme a descrição do desfecho, o fim se dará através de muitas catástrofes. Jesus, utilizando-se da linguagem apocalíptica, não se ocupa com detalhes, pois coloca o foco na importância de ser fiel. Doar a própria vida é a forma mais leve e serena para enfrentar as oscilações do cotidiano. As manifestações, em relação ao amanhã, são inquietantes, ainda mais quando somos instigados, através de diferentes meios, a nos fixar somente no negativo. Mais do que imaginar um amanhã, com um desfecho incerto, é prudente confiar no Senhor. Somente ele sabe como serão nossos dias e estará ao nosso lado, pois Deus é bom.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. Coloque-se diante da Palavra e esteja atento/a ao que o Senhor diz ao seu coração. Estou atento/a aos sinais de Deus em minha vida?
Se recebesse a notícia de que este é o meu último dia aqui na Terra, o que mudaria em meu Eu interior?

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus nada responde sobre data ou lugar da manifestação do Reino de Deus. É um modo de dizer que nenhuma experiência humana ou histórica se identifica plenamente com o Reino de Deus. Jesus também ajudou os discípulos a compreender que o reinado de Deus é uma experiência que já está no meio de nós. À medida que se aproxima o final do Ano Litúrgico, a Igreja nos oferece a graça de refletir sobre o fim dos tempos. Para Jesus, o fim virá de modo inesperado. E, por isso, devemos estar vigilantes e preparados. Jesus utiliza dois exemplos bíblicos: o tempo de Noé e o dilúvio; o tempo de Ló e a destruição de Sodoma. Em ambos os casos, as preocupações da vida embriagaram as pessoas para não perceberem a necessidade de viver na fidelidade ao Senhor. O mesmo acontecerá no dia do Filho do Homem. Na verdade, a espera do Filho do Homem consiste em entregar a vida a Deus e aos irmãos. Onde vai acontecer a manifestação do Reino? Quando vocês veem os urubus se juntarem aí não há um sinal de cadáver? Sim. Então, podem ficar tranquilos que os dias do Filho do Homem se manifestarão inevitavelmente. É só perceber os sinais.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.