Fundo
Sábado, 27 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Data comemorativa do dia 29 de outubro
Dia da Criação da Biblioteca Nacional
Dia da Criação da Biblioteca Nacional
Pixabay

A Biblioteca do Mosteiro de São Bento, fundada em 1581, em Salvador, Bahia, é a biblioteca mais antiga do Brasil. A Biblioteca Nacional, contudo, é a primeira oficial e pública. Foi trazida de Lisboa para o Brasil pela Corte portuguesa, a pedido de D. João, em 1808, e instalada em uma das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, contendo 60 mil peças (livros, manuscritos, mapas, medalhas e estampas). À época, chamava-se Real Biblioteca.

Em 1810, foi transferida para sua sede atual, no Rio de Janeiro, e recebeu o nome de Biblioteca, hoje, Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Tornou-se propriedade do Estado em 1825.

Atualmente, a FBN é considerada a 8ª maior biblioteca do mundo. Guarda a mais rica coleção bibliográfica da América Latina e conta com mais de 9 milhões de itens catalogados, realizando, com êxito, a sua missão de captar e preservar o acervo da memória nacional, disposto em obras gerais, referência, iconografia, música, periódicos, obras raras, manuscritos e cartografia.

Os chamados Tesouros da Biblioteca Nacional constituem um acervo em formato digital, do qual fazem parte a Carta de abertura dos portos, a Bíblia da Mogúncia, o Livro das Horas e a primeira gramática em língua portuguesa, entre outras peças (iconografia, manuscritos, música e obras raras).

A FBN presta importantes serviços aos usuários, não só atendendo in loco, mas também on-line ou por telefone. Há, também, o serviço do Escritório de Direitos Autorais (EDA), que funciona desde 1898.

Além do laboratório de restauração e conservação, a FBN possui o maior laboratório de digitalização da América Latina, para que o leitor tenha acesso à biblioteca virtual.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.