Fundo
Sábado, 27 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/09/2025

São Vicente de Paulo, presbítero, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Zc 2,5-9.14-15a Salmo: (Sl)Jr 31,10d - Escutai a palavra do Senhor, ó nações.
evangelho
Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens! - Lc 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens!” Eles ignoravam esse assunto, permanecia-lhes velado para que não o entendessem, mas temiam interrogá-lo sobre este assunto.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia que nos é concedido, renovemos nossa fé e nossa gratidão ao Deus que habita em nós:
“Jesus eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença”
Jesus é nosso Redentor e nosso Mestre e somente nele encontramos a vida em plenitude. É o que o Evangelho nos ensina: estamos irmanados e em sintonia com Deus quando ouvimos e praticamos seus ensinamentos.
Num momento de silencio interior criemos as disposições para ouvir e orar com sua Palavra.



“Senhor nosso Deus, que pela ação de teu Espírito possamos compreender a tua Palavra.”

Leitura (Verdade)

Procure estar focado/a, alerta e consciente à exortação de Jesus: Prestai atenção a essas palavras...

Evangelho: Lc 9,43b-45 Enquanto todos se admiravam por tudo o que ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: “Prestai atenção a estas palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens!” Eles ignoravam esse assunto, permanecia-lhes velado para que não o entendessem, mas temiam interrogá-lo sobre este assunto.

“A inquietação aumenta à volta de Jesus. Com lucidez e capacidade de ver e entender os sinais do que acontece, ele sabe que a admiração das multidões é perigosa e terá consequências. Talvez não veja com clareza o que os seus conterrâneos e irmãos de fé poderão fazer, mas prevê que será entregue em mãos humanas, isto é, diferentes das mãos de Deus, onde ele encontra confiança e equilíbrio. Ver o Mestre aparentemente inseguro deixa os discípulos confusos e tão temerosos que perdem a liberdade e a coragem para lhe perguntar o que está acontecendo. Crises profundas e preocupantes surgem na vida de qualquer pessoa, e Jesus nem disso quis se isentar, quando assumiu todas as dores da condição humana.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje Jesus nos manda prestar bastante atenção em suas palavras. Elas nos falam da maneira concreta como ele será entregue nas mãos dos homens. E nos recordam mais uma vez que o amor não consiste em dar coisas, mas em doar-se a si próprio.
Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Peça e ore ao Senhor para que te ajude a abrir mão, se preciso for, da segurança, conforto e diversões deste mundo para O seguir. Que Ele te ensine a negar a ti mesmo, carregar a cruz e segui-lo. Pois, sua promessa é: quem perder a vida por minha causa, este a salvará.
Entregue ao Senhor as pessoas que você ama, as perseguidas por causa de sua fé e justiça, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem para testemunhar seu amor, sua verdade e sua justiça em nossa sociedade atual.
Reze pelos doentes em estado terminal ou sem esperança de recuperação de sua saúde. Peça ao Senhor que os console com sua paz e lhe conceda forças para fazer em tudo, com dócil confiança, a vontade do Pai.

Contemplação (Vida e Missão)

Busque na contemplação do Mistério da Cruz a força em seus sofrimentos. Verbalize algum fato ou circunstância em que você precisa de força para ser fiel a Deus.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas inicia o segundo anúncio da paixão contrastando-o com um resumo das obras poderosas realizadas por Jesus, que encantam a todos. A misericórdia que age em favor dos necessitados atinge sua expressão máxima na doação da cruz. Jesus convida seus discípulos a escutarem sua Palavra e a compreenderem o plano divino da salvação. Ele será entregue nas mãos dos líderes religiosos e das autoridades do império para ser condenado e morto. Diante da experiência da transfiguração e da cura recente do menino endemoniado, o espinhoso desfecho da missão do Messias é ignorado pelos discípulos. Como o Salvador que realiza algo tão grandioso poderia ser entregue ao poder limitado dos homens? A messianidade do Cristo, que deve passar pela cruz para vencer o pecado e a morte, ainda continua velada. É um mistério que causa medo e, por isso, ninguém ousa perguntá-lo. Ele só será compreendido depois que tudo acontecer. O Ressuscitado retomará a predição da paixão e as mulheres que visitarão o sepulcro vazio lembrarão, compreenderão e anunciarão aos demais essa Boa Notícia.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.