Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/10/2023

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 6,19-23 Salmo: Sl 1 - Porque o Senhor conhece o caminho dos justos.
evangelho
Pensais que vim trazer a paz na terra? - Lc 12,49-53

Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Um batismo devo receber, e quão aflito estou até que seja consumado! Pensais que vim trazer a paz na terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. Com efeito, de agora em diante, cinco em uma casa estarão divididos; três contra dois e dois contra três. Ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Jesus e suas atitudes interrogam os homens e mulheres em todos os tempos. É preciso aproximar-se da Palavra com o coração sincero, humilde e pronto para acolher.


Oração: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamam sua atenção. Repare as figuras usadas e os verbos de ação.

Evangelho: Lc 12,49-53 “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Um batismo devo receber, e quão aflito estou até que seja consumado! Pensais que vim trazer a paz na terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. Com efeito, de agora em diante cinco em uma casa estarão divididos; três contra dois e dois contra três. Ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra.”

“Jesus tem consciência de que, por sua causa, algumas divisões poderão ocorrer, dentro e fora de casa. Acontece que Jesus é o grande divisor de águas: de um lado estão aqueles que continuam defendendo a lei pela lei; do outro, aqueles que aderiram ao chamado e abraçaram a causa do Reino de Deus. Pode parecer estranho Jesus falar de divisões, uma vez que ele veio agregar. Porém, é necessário tomar posição, pois um novo tempo chegou, e o ontem precisa dar espaço para o novo. Jesus é a própria novidade. Diante dele não há espaço para a indiferença. As próprias divisões, com o passar dos dias, abrem espaço para a confirmação da verdade. Que o batismo de sangue de Jesus possa nos santificar.”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o/a tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio deste relato.
Jesus nos dá a paz, mas também nos inquieta. Ele nos desafia a tomar posição e nos responsabilizarmos por aquilo que decidimos, pois nos deu o grande dom da liberdade.
Qual é sua decisão? Você está na estrada de Jesus? Seguro/a na mão dele mesmo se tiver que se opor a pessoas queridas?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Faça a sua oração oferecendo ao Senhor os frutos da sua meditação. Apresente o apelo que brotou em seu coração, agradeça a Deus e eleve a Ele os seus pedidos....
Peça a graça de não se desviar do caminho de Jesus.

Contemplação (Vida e Missão)

Na proposta de Jesus pelo Reino do Pai, não há espaço para a indiferença. Jesus é o grande divisor de águas ou você é pela Lei do Amor ou pela lei da letra. Verbalize sua opção.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está subindo a Jerusalém e usa uma linguagem nitidamente simbólica. O símbolo do fogo está associado à Palavra de Deus e ao juízo divino que purifica, mas também ao Espírito Santo e ao próprio Batismo. Esse sacramento já não consiste em um mero banho de purificação dos pecados, mas a um evento novo, que transmite vitalidade, movimento e missão. Nesse sentido, é o tempo da decisão por Cristo, sem adiamentos. O Batismo é a inserção na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por ele, recebe-se a adoção filial na força do Espírito Santo. Jesus diz que veio trazer a divisão, a oposição até mesmo no seio da família. A ruptura das relações familiares também é sinal dos tempos messiânicos (Mq 7,6). A paz que Jesus oferece não é um falso irenismo, a ausência de conflitos, nem a situação psicológica de tranquilidade. Não existe, no cristianismo, uma paz tranquila; ela é sempre inquieta. Pelo Batismo, adere-se à palavra de Cristo, cria-se um relacionamento profundo com ele, faz-se uma opção existencial por ele. Isso gera um estado de paz, inclusive nos conflitos. Assim, no fogo do Espírito Santo, somos capazes de decidir-nos por Cristo Jesus.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.