Fundo
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/06/2023

12ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Gn 12,1-9 Salmo: Sl 33(32) - Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.
evangelho
Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto - Mt 7,1-5

“Não julgueis para não serdes julga dos; pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que medirdes, sereis medidos. Por que reparas no cisco que está no olho de teu irmão e não percebes a trave que está em teu olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa que tire o cisco de teu olho’, enquanto tens uma trave em teu olho? Hipócrita! Remove primeiro a trave de teu olho; então poderás ver claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão. Não deveis dar o que é sagrado aos cães nem jogar vossas pérolas aos porcos; senão, eles as pisotearão e, voltando se contra vós, elas vos estraçalharão”. “Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e ao que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós, se seu filho lhe pedir um pedaço de pão, lhe dará uma pedra?

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Novamente nos encontramos com o Senhor da vida. Senhor Jesus, sei que estás aqui comigo, ajuda-me a permanecer na tua presença.
O Evangelho de hoje vem iluminar uma das situações mais complexas do cotidiano: o julgar. Que a Palavra do Senhor nos conceda sabedoria para julgarmos com retidão e amor em todas as circunstâncias.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Repare no que diz o texto do Evangelho, hoje.
Leia-o quantas vezes achar necessário, parando em cada frase ou advertência.

Evangelho: Mt 7,1-5 “Não julgueis para não serdes julgados; pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que medirdes, sereis medidos. Por que reparas no cisco que está no olho de teu irmão e não percebes a trave que está em teu olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa que tire o cisco de teu olho’, enquanto tens uma trave em teu olho? Hipócrita! Remove primeiro a trave de teu olho; então poderás ver claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão. Não deveis dar o que é sagrado aos cães nem jogar vossas pérolas aos porcos; senão, eles as pisotearão e, voltando se contra vós, elas vos estraçalharão”. “Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e ao que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós, se seu filho lhe pedir um pedaço de pão, lhe dará uma pedra?

“A convivência é o grande desafio de todos os tempos. A facilidade em julgar o próximo está presente em muitos espaços, deixando transparecer que não existe um compromisso com a verdade e muito menos respeito pela situação da outra pessoa. É muito mais fácil ver o cisco no olho do irmão do que ser honesto consigo mesmo e ver a trave no próprio olho. A humildade é o único caminho capaz de colocar todos no mesmo pé de igualdade. A fragilidade e os limites não estão somente nos outros. Talvez estejam em nós em maior proporção e não admitamos facilmente. Jesus é enfático em não aceitar que seus seguidores gastem seu precioso tempo em julgamentos. A missão do cristão é amar, e não julgar.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Você se julga uma pessoa censuradora ou é capaz de superar os limites do outro com benevolência?
No fundo de toda censura existe a hipocrisia. Se olharmos para nós com honestidade quantas vezes nos apanharíamos “tirando o cisco no olho do outro” com a nossa própria cegueira. Você é capaz de se colocar no lugar de quem você julga ou censura, antes de proferir seu julgamento?
Avalie sua capacidade de escuta antes de julgar o comportamento alheio.

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar dos ensinamentos de Jesus.

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.
Senhor, quando eu estiver confuso/a, guia-me; quando eu me sentir fraco/a, fortalece-me; quando eu estiver cansado/a, enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o/a chama a viver neste dia.

Bênção

"Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene." (Ef 6,23-24)

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus inicia uma seção de orientações variadas aos discípulos. O texto de hoje é uma advertência para não nos tornarmos juízes que julgam e condenam os outros. Se não formos capazes de misericórdia com os outros, Deus também não agirá com misericórdia conosco, pois seremos medidos com a mesma medida com que medirmos os outros. A imagem da medida provém do mundo agrícola: é o recipiente utilizado para a medida dos cereais, especialmente em caso de empréstimo. No momento da devolução, o pagamento deveria ser com a mesma medida. Jesus, então, passa da imagem da medida para a imagem do cisco e da trave. É gritante a diferença de tamanho entre o cisco e a trave. Jesus focaliza, agora, na hipocrisia de viver vasculhando a vida do próximo à procura do mínimo defeito, quando em nossa vida há pecados muito graves e maiores. Na verdade, todo ser humano tenta esconder os próprios defeitos. Para isso, busca potencializar e revelar os defeitos dos outros. O olho é janela da alma. Se o olho é bom, generoso e benigno, tudo será bom, puro e misericordioso. Quando o olho está adoecido, quando ele é mesquinho e invejoso, tudo se torna julgamento e hipocrisia.