Fundo
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/05/2025

5º Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 14,5-18 Salmo: Sl 113B(115) - Não a nós, Senhor, não a nós.
evangelho
Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama, e quem me ama será amado por meu Pai; também eu o amarei e me manifestarei a ele. - Jo 14,21-26

Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama, e quem me ama será amado por meu Pai; também eu o amarei e me manifestarei a ele”. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: “Senhor, por que se dá que vais te manifestar a nós e não ao mundo?” Respondeu-lhe Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras, e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai, que me enviou. Essas coisas vos tenho falado estando ainda convosco, mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Prepare-se para esta Leitura Orante com as palavras do Profeta: “Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria.”(Is 55,1).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
O amor é um sentimento central para a existência humana. E Jesus concretiza o amor na prática dos mandamentos: “Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama.”



“Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção este Evangelho. Observe a clareza com que Jesus fala do amor. Para jesus não é aquele que fala, mas aquele que age e vive com toda a intensidade de seu ser. Quem ama demonstra seu compromisso com o outro. Esse é o amor que Deus espera de nós para com Ele: firme, objetivo, concreto, que se manifesta não só na boca e nas emoções, mas que nos leva a praticar os seus mandamentos.

Evangelho: Jo 14,21-26 “Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama, e quem me ama será amado por meu Pai; também eu o amarei e me manifestarei a ele”. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: “Senhor, por que se dá que vais te manifestar a nós e não ao mundo?” Respondeu-lhe Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras, e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai, que me enviou. Essas coisas vos tenho falado estando ainda convosco, mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse. ”

“Quem casa quer casa”, diz o ditado. O amor humano, o ideal conjugal, anseia por um cantinho de aconchego exclusivo, propício a fazer desabrochar a flor da felicidade. Por mais incrível que seja, o texto diz a mesma coisa ao falar do desejo de Deus de que vivamos em união com ele. Jesus, o Pai e o Espírito Santo, o Deus uno e trino da fé cristã, quer fazer morada em nosso coração, em nosso ser. Essa realidade, além da fé, está no âmbito da mística, isto é, do mais alto nível de experiência que alguém aqui na terra pode fazer da proximidade de Deus. Mas… tanta altura, para quê? Para de lá descer suavemente até o lado dos irmãos e irmãs mais solitários e abandonados, para amar como Deus ama. “ (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida.
Faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando.
O que o texto diz para mim?
Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. O que você ama quando ama Deus?
Seu amor a Deus é firme, sincero, operante? Isto é, produz frutos? Quais?

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.
Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vosso amor, de vossa luz a fortalecer e iluminar meus irmãos. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

Bênção

“A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27). - Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O discurso de despedida de Jesus deixa os discípulos com muitas dúvidas. Depois da pergunta de Tomé sobre o caminho e do pedido de Filipe para a revelação do Pai, agora Judas Tadeu questiona o Mestre do porquê de ele não se revelar ao mundo, mas somente ao grupo específico dos discípulos. Jesus, que acolhe a todos, estaria coerente com sua pregação, privilegiando apenas alguns? E quanto à tradição, que esperava a manifestação do Messias com poder e glória para o mundo inteiro? O Filho de Deus já se revelou a todos. Aqueles que o ouvem, guardam seus mandamentos e os praticam, acolhem essa revelação, que tem como fundamento o amor. O mundo, aqui neste trecho, são todos aqueles que não ouvem e não creem na Boa-Nova do Senhor. Fecham-se à revelação, não guardam seus mandamentos e, por isso, não experimentam o amor que vem de Deus. Todas essas palavras ganharão força e serão lembradas aos discípulos pelo poder do Espírito Santo, enviado do Pai. Ele será o pedagogo e defensor diante dos inúmeros desafios que os apóstolos enfrentarão na continuidade da missão de Jesus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.