Fundo
Sábado, 06 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/09/2025

22ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Cl 1,21-23 Salmo: Sl 53(54) - Eis que Deus me auxilia.
evangelho
O Filho do Homem é senhor do sábado - Lc 6,1-5

Aconteceu, em um sábado, de Jesus atravessar pelos campos semeados, e seus discípulos arrancavam espigas e, esfregando-as com as mãos, comiam os grãos. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” Jesus lhes replicou: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, e, tendo tomado os pães da oferenda, comeu e deu aos que estavam com ele, dos quais não é permitido comer, senão somente aos sacerdotes?” E lhes disse: “O Filho do Homem é senhor do sábado”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Acolhamos a Palavra em nosso coração e permitamos que ao longo deste dia nosso coração esteja voltado para os céus pedindo ao Pai Celeste bênçãos para nós e para toda a nação.



Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

Leitura (Verdade)

Todas a criação é fruto do amor de Deus pelos seus filhos. Importa usar todas as coisas com sabedoria e inteligência, com solidariedade e Ação de Graças ao Criador.

Evangelho: Lc 6,1-5 Aconteceu, em um sábado, de Jesus atravessar pelos campos semeados, e seus discípulos arrancavam espigas e, esfregando-as com as mãos, comiam os grãos. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” Jesus lhes replicou: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, e, tendo tomado os pães da oferenda, comeu e deu aos que estavam com ele, dos quais não é permitido comer, senão somente aos sacerdotes?” E lhes disse: “O Filho do Homem é senhor do sábado”.

“De onde vinham e para onde iam Jesus e os discípulos? A lei sabática não permitia que o israelita caminhasse mais de um quilômetro no dia de descanso, e muito menos que colhesse ou cozinhasse os alimentos; tudo era feito na véspera, a fim de preservar o repouso e a convivência recreativa familiar. Vemos, portanto, nesta narrativa, mais de um perigo de violação à lei. Além de andar pela estrada, eles arrancam espigas e tiram o trigo para comer. Homens jovens e saudáveis, matando a fome com grãos crus, como os passarinhos! E sem contar que a plantação não era deles…! É o grande despojamento e pobreza do Mestre e de quem o segue, tudo pelo Reino de Deus, que põe o ser humano acima do sábado.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o. O que o texto diz para você?
As práticas religiosas precisam ter seu cuidado, pois nascem de um contexto que na dinâmica da História da Salvação podem pedir mudanças. Você avalia ter essa sensibilidade?
Cuidar da vida, matar a fome ou curar um doente não é um trabalho, mas um gesto de misericórdia. Jesus Cristo é o Senhor do sábado e de tudo o que existe. A vida em primeiro lugar!”. Você tem convicção deste mandamento do Senhor? Como você o vivencia?

Oração (Vida)

Entregue seu dia ao Senhor e peça ao Espírito Santo a graça do discernimento para buscar a Luz verdadeira, que deve orientar toda a sua vida, o seu agir e as suas decisões.

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico. Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A controvérsia com os fariseus sobre colher espigas em dia de sábado está presente nos três evangelhos sinóticos. O dia é dedicado ao descanso. Excluía quarenta dias de trabalho como plantar, ceifar, fazer feixes, debulhar espigas e peneirar. Para os fariseus, os discípulos de Jesus violaram a Lei. Além de caminharem pelas searas em pleno sábado, ultrapassando talvez os 1.500 m permitidos, eles arrancaram, esfregaram com as mãos os grãos e os comeram. O Mestre replica-os sobre a observância escrupulosa da Lei, contrapondo o repouso sabático e a fome dos discípulos. Para ilustrar, recorre ao episódio de Davi, que, movido pela fome, transgrediu uma lei cultual comendo os pães destinados aos sacerdotes, ficando isento de culpa. Se nessa situação o rei está acima da Lei, mais ainda o Filho do Homem, que é o senhor do sábado e está acima do Templo. O repouso sabático é importantíssimo, porém, deve estar a serviço da vida e da dignidade do ser humano. Todos os prodígios realizados pelo Messias nesse dia manifestam sua ação salvífica. Longe de transgredir a Lei, Jesus a plenifica.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.