Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/12/2024

3º Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 23,5-8 Salmo: Sl 72(71) - Bendito o Senhor Deus de Israel.
evangelho
Nascimento de Jesus - Mt 1,18-24

A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, esposo dela, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo! Ela dará à luz um filho, e tu o chamarás pelo nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos pecados deles”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta: “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel (que traduzido é: Deus-conosco)”.Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe tinha ordenado. Ele recebeu sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz um filho, a quem o chamou pelo nome de Jesus.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana, nascendo no ventre de uma mulher. Ele pisa as estradas empoeiradas da Palestina, vai ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem era José? Como ele agiu com sua noiva? O que foi que deu paz para José num momento tão difícil? Quem serenou sua angústia e ansiedade?

Evangelho: Mt 1,18-24 “A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, esposo dela, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo! Ela dará à luz um filho, e tu o chamarás pelo nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos pecados deles”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta: “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel (que traduzido é: Deus-conosco)”.Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe tinha ordenado. Ele recebeu sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz um filho, a quem o chamou pelo nome de Jesus.”

“Após descrever a genealogia de Jesus, Mateus narra o nascimento dele. Em Mateus, que escreve para sua comunidade de cristãos oriundos do judaísmo, o anúncio do anjo é feito a José, apresentado como o último elo de uma genealogia com origem em Abraão, passando por Davi. Jesus é concebido em Maria, e José pensa em abandoná-la. Porém, esclarecido pelo anjo, recebe Maria e o Menino Deus. Como Maria, José foi extremamente obediente a Deus, e, por isso, os dois foram fiéis colaboradores para que a redenção chegasse até os confins da terra e a cada coração humano. À medida que se aproxima o Natal, os corações se enchem de alegria, as relações humanas se tornam mais solidárias e as ações buscam a paz.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Após o anúncio do anjo, o evangelista diz que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa”. Ao invés de seguir a letra morta da Lei, José obedeceu à Palavra dinâmica de Deus, anunciada pelo anjo.
Como sua vida se identifica com a de José e a de Maria? O que essas pessoas humanas como nós, nos ensinam?
Como é seu proceder quando a angústia e ansiedade batem à sua porta? Você se abandona confiante no Senhor, nosso único rochedo e salvação?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Faça sua prece de agradecimento ou pedido....

Conclua com a oração: “Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo.
Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão.
Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém” (Trecho do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo o exemplo de Maria e José? Entender e colher na vida as surpresas de Deus, parece-nos uma sugestão prática.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Logo estaremos celebrando o nascimento do Senhor. O evangelista São Mateus nos conta a origem de Jesus Cristo, pensando em São José. Maria estava prometida em casamento a José. Esta promessa constituía um vínculo entre eles, mesmo antes de coabitarem. E eis que Maria aparece grávida por obra do Espírito Santo. Quem podia entender o que estava acontecendo? Se a gravidez não vinha de José, Maria poderia ser apedrejada como adúltera infiel. Como pensar isso de Maria, cheia de graça não por tê-lo dito o anjo, mas por ser assim na realidade. Cheia de graça e graciosa, um homem justo não podia condená-la, e não o fez. O mesmo Deus que fez Maria engravidar iluminou a mente já sadia de José para que sua decisão fosse acertada.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.