Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/11/2023

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Dn 1,1-6.8-20 Salmo: (Sl)Dn 3,52-56 - Aclamai e superexaltai-o para sempre.
evangelho
Mas ela, de sua pobreza, colocou tudo o que tinha para viver - Lc 21,1-4

Levantando os olhos, viu os ricos que colocavam seus donativos no cofre; viu também uma viúva indigente que colocava ali duas moedinhas, e disse: “Verdadeiramente, eu vos digo: essa viúva, que é pobre, colocou mais que todos, porque todos esses colocaram como donativo parte do que lhes sobrava, mas ela, de sua pobreza, colocou tudo o que tinha para viver”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”



“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O olhar de Cristo é muito diferente do nosso jeito de olhar. Ele vê além das aparências. Observe a profundidade no que Jesus confirma. Em que atitude Ele acentua a importância da oferta?

Evangelho: Lc 21,1-4 Levantando os olhos, viu os ricos que colocavam seus donativos no cofre; viu também uma viúva indigente que colocava ali duas moedinhas, e disse: “Verdadeiramente, eu vos digo: essa viúva, que é pobre, colocou mais que todos, porque todos esses colocaram como donativo parte do que lhes sobrava, mas ela, de sua pobreza, colocou tudo o que tinha para viver”

“O cuidado para com o Templo se dá também através das ofertas, que são destinadas à manutenção do espaço sagrado. Jesus está no Templo e o seu olhar se volta para as doações que as pessoas faziam. Podia ter fixado o olhar para alguém em específico, mas uma pobre viúva prende sua atenção. Ela não ofertou as sobras, mas o pouco que possuía. Jesus elogia o gesto da viúva, que colocou sua vida nas mãos da providência divina. Os séculos passaram e a realidade se repete. Na maioria das vezes, quem mais ajuda é quem menos possui. A oferta é uma questão de fé e de gratidão. Quando damos de tudo o que Deus faz por nós, sentimos um desejo imenso de ajudar a cuidar do templo material e dos templos vivos.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Olhando minha vida no presente, o que este Evangelho me diz?
Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala da pobre viúva... Qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida?
Quais sentimentos o texto despertou em você?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de fazer as coisas por amor, mesmo os pequenos e simples gestos.

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com a ostentação ao fazer obras que nos expõem. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As viúvas, juntamente com os órfãos e os migrantes, são o símbolo dos pobres e deserdados, preferidos de Deus. Esta cena, tão breve, é posta aqui: depois de Jesus purificar o Templo e depois da denúncia da avareza dos doutores da Lei, que se aproveitam das viúvas. Havia, no Templo, cofres em que eram depositadas as ofertas. Jesus percebe que os ricos depositam gordas ofertas nos cofres; a viúva, mesmo tendo doado somente duas moedas (leptas), doou tudo quanto possuía para viver. Em uma palavra: doou toda sua vida. Ela, no fundo, se torna símbolo do próprio Jesus, que está prestes a doar a própria vida na cruz. A hipocrisia dos mestres da Lei, que exploram as viúvas, torna-se escandalosa ao percebermos a oblação da viúva. Tirando proveito da confiança que desfrutam em meio aos pobres, os religiosos do Templo e da sinagoga exploram as viúvas, as pessoas fracas e indefesas. Jesus escancara a hipocrisia, condena o comportamento inadequado dos escribas e elogia a oblação da viúva. O comentário de Jesus inverte a lógica matemática: o pouco é muito porque, na verdade, é tudo. Confiar em Deus ou confiar no dinheiro? Ela preferiu confiar no Senhor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.