Fundo
Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/02/2026

5ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Rs 8,1-7.9-13 Salmo: Sl 131(132) - Ele será grande e chamado filho do Altíssimo.
evangelho
Quantos o tocavam ficavam curados - Mc 6,53-56

“Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, em Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo o reconheceram. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam acometidos por algum mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar a orla de seu manto. Quantos o tocavam ficavam curados”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”




Em todos os momentos da história, Deus se faz presente no meio do seu povo. Ele é o Deus-Amor que cuida de seus filhos.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são os sentimentos de Jesus? E como é sua ação?

Evangelho: Mc 6,53-56 “Tendo terminado a travessia, chegaram a terra, em Genesaré, e aportaram. Quando eles saíram do barco, logo reconheceram Jesus. Percorriam toda aquela região e, onde ouvissem que estivesse, começavam a trazer sobre os leitos os que estavam acometidos por algum mal. E onde entrasse, em um povoado, em uma cidade, ou em um campo, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar a orla de seu manto. Quantos o tocavam ficavam curados.”

“Deus não nos fez nem para a doença nem para a morte. Somos, no entanto, corresponsáveis com os primeiros pais pelo pecado do mundo. Compete a nós tentar repará-lo. Mostramos a misericórdia de Jesus para com os doentes no cuidado e na preocupação que temos com eles. Favorecer pesquisas no campo da medicina para a cura de doenças até agora incuráveis, providenciar atendimento médico e hospitalar digno e à altura das necessidades da população, exigir ministério da saúde e secretarias que trabalhem com seriedade em favor da saúde pública, medicamentos a preço acessível, instituições e agentes de saúde próximos da população necessitada: essa é a nossa maneira de fazer milagres como Jesus fazia.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido das palavras: “Quantos o tocavam ficavam curados.”
Como você se deixa tocar por Jesus?
O quê, e quem você traz quando procura Jesus?
Como você enfrenta a doença, o sofrimento?

Oração (Vida)

Peçamos ao Senhor a saúde do corpo, mas também e sobretudo a saúde da alma. E, bem conscientes de que a doença pode sempre nos alcançar, pois faz parte de nossa condição humana, imploremos a graça de saber enfrentá-la com sabedoria, força, serenidade e muita fé.
Se desejar conclua com esta prece:
Oração: "Senhor, eu reconheço toda a minha fraqueza e te peço agora: dá-me a força do teu Espírito, para que eu possa vencer toda a fraqueza, espiritual e física. Liberta-me de todos os laços que me prendem ao mal ou a negatividade, para que eu caminhe em santidade e possa contemplar, um dia, a tua face.
Senhor Jesus, tem piedade de mim, cura todas minhas enfermidades! Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A vitória sobre o caos da morte, simbolizada no episódio de Jesus caminhando sobre as águas, precede as curas realizadas na região de Genesaré. Se Jesus tem o domínio sobre o caos, que se manifesta na natureza, tanto mais tem o poder de curar apenas tocando ou deixando-se tocar pelos doentes. Fala-se de curas, mas sem mencionar a fé. O motivo parece óbvio. As pessoas reconheceram Jesus e logo foram buscar os doentes e trazê-los a ele sobre leitos. De vilarejo em vilarejo, repetiu-se a busca por Jesus. Isso é fé, à diferença dos de Nazaré, que se escandalizaram (Mc 6,1-6). Ao que tudo indica, a notícia da cura da hemorroíssa havia se espalhado (Mc 5,25-34), e isso justificaria a atitude: “Rogavam-lhe que os deixasse tocar a orla de seu manto. Quantos a tocavam ficavam curados”. Surpreende o fato de que Jesus tenha permitido isso sem colocar condições. Mais um aprendizado para os discípulos sobre Jesus.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.