Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/10/2023

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 4,20-25 Salmo: (Sl)Lc 1,69-75 - Bendito seja o Senhor.
evangelho
Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus - Lc 12,13-21

Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus lhe respondeu: “Homem, quem me estabeleceu juiz ou árbitro sobre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância, porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico rendeu uma abundante safra. E ele se perguntava: ‘O que farei, pois não tenho onde armazenar meus produtos?’ Então disse: ‘Vou fazer o seguinte: vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; lá vou recolher todo o meu trigo e meus bens. E direi à minha alma: alma, tens muitos bens armazenados para muitos anos; descansa, come, bebe e festeja’. Mas Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite te reclamam a vida. E o que preparaste, para quem será?’ Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus é a presença viva e real de Deus no mundo. Assim é que devemos acolher a Jesus, pois nele está a razão de nossa existência. A vida tem mais sabor se Deus dela participa. Não há riqueza nem bem-estar que se possam comparar quando Deus é prioridade, é vida em nossa vida e em nossa história.


“Senhor, sei que estás aqui. Ajuda-me a permanecer na tua presença.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho procurando colher a grande lição da parábola que Jesus nos deixa.

Evangelho: Lc 12,13- Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus lhe respondeu: “Homem, quem me estabeleceu juiz ou árbitro sobre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância, porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico rendeu uma abundante safra. E ele se perguntava: ‘O que farei, pois não tenho onde armazenar meus produtos?’ Então disse: ‘Vou fazer o seguinte: vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; lá vou recolher todo o meu trigo e meus bens. E direi à minha alma: alma, tens muitos bens armazenados para muitos anos; descansa, come, bebe e festeja’. Mas Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite te reclamam a vida. E o que preparaste, para quem será?’ Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus”.

“Em muitos momentos, Jesus se ocupa em estabelecer a verdadeira relação do ser humano com as coisas materiais. Ao abordar a temática da ganância, ele toca em uma ferida que acompanha a humanidade de todos os tempos. Acumular e conquistar bens materiais de forma ilícita tem sido fonte de frequentes estados de depressão e de solidão. As coisas são necessárias, mas o apego pode ser dispensado. A vida é maior do que tudo que alguém pode conquistar enquanto peregrino neste mundo. Na verdade, o que realmente conta aos olhos de Deus é o bem realizado e a fidelidade ao projeto do Reino. Viver com o suficiente é um modo inteligente de dar sentido à vida. Os excessos materiais não ajudam, somente atrapalham”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância, porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”.
Onde está o teu tesouro? Onde está teu coração?
Você é capaz de se desprender do que lhe supérfluo para suprir a carência de irmãos necessitados?
Como você avalia sua conduta nesta questão?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de apreender o equilíbrio entre as necessidades humanas e as necessidades espirituais. Como cada qual podem e devem manter nossa dignidade de seres humanos e filhos de Deus, nosso Criador.

Rezar pelos missionários, pela paz no mundo, pelo Sínodo da Igreja, pela nossa nação, pelas famílias, pelos jovens e pelas crianças, etc.

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus deixa claro que nesta vida temos que usufruir com respeito e solidariedade tudo o que nos sustenta para exercer com dignidade nossa missão terrena, social. Mas, nosso olhar interior deve estar sempre vigilante com o que nos garante a Vida Eterna.
O que a Palavra o/a convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Alguém da multidão cobra algo que parece justo. Provavelmente, ele foi vítima de uma injustiça. A herança estava vinculada ao mandamento do “honrar pai e mãe”. A terra era a certeza da continuidade do nome da família. Jesus, embora certamente reconheça a importância da causa, não se coloca na atitude de juiz repartidor de herança. A riqueza e o apego a ela, para o Jesus de Lucas, é a raiz de muitas escravidões. O rico da parábola é um bom exemplo de alguém que perdeu o senso de confiança na providência do Senhor, perdeu o respeito pela própria consciência e pelo outro, e passou a confiar apenas nos bens materiais. Há muitas pessoas que sacrificam a própria saúde, o casamento, a família e os amigos para ganhar mais e mais. Como diz o Papa Francisco: “Quão pobre deve ser a pessoa que só tem dinheiro”. A morte se torna um elemento pedagógico a nos recordar que não somos eternos e absolutos. Ela pode nos devolver o sentido para a própria existência e a nossa abertura aos outros, à solidariedade e à partilha. Rico para Deus é quem vive uma vida cheia de sentido, marcada sobretudo pela solidariedade.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.