Fundo
Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/10/2025

30ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 8,26-30 Salmo: Sl 12(13) - Responde-me, ó Senhor, meu Deus.
evangelho
Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos - Lc 13,22-30

“Jesus passava por cidades e povoados ensinando, enquanto se encaminhava rumo a Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Ele disse-lhes: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque, eu vos digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão! [...] Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé, compreendendo como acontece o Reino de Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Conscientes de estarmos na presença de Deus abramos o ouvido interior, de nosso coração, para que o Reino de Deus cresça em nós e dê frutos de salvação.



Peçamos ao Espírito Santo que venha com o fogo de seu amor renovar em nós os dons da sabedoria e do entendimento: “Divino Espírito Santo, vinde a nós e ficai conosco. Amém.”

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” O que Jesus responde? A que Ele se refere? Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário para compreendê-lo bem, destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção e identifique sua mensagem central.

Evangelho: Lc 13,22-30 “Jesus passava por cidades e povoados ensinando. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Ele disse-lhes: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque, eu vos digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão! Depois que o dono da casa se tiver levantado e tiver fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, abre-nos!’, ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos contigo, e em nossas praças tu ensinaste’. Mas ele vos dirá: ‘Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

“A pregação de Jesus no meio do povo trouxe um novo discernimento acerca da fé e da compreensão do projeto de Deus. A salvação eterna passou a povoar as dúvidas existenciais de alguns, ao que ele responde com um conselho e reserva as conclusões para o interlocutor: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. O esforço não é requerido como mérito de salvação, porque esta é um dom universal de Deus; porém é preciso esforçar-se para vencer as tentações do pecado, que nos afastam da porta da salvação. Não é difícil confundir-se, bater e chamar o Senhor diante da porta equivocada das excessivas devoções e da aparente piedade. Pelo que o Mestre previne, a entrada certa é a do exercício da justiça.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que mais lhe chamou atenção no Evangelho?
Foi um versículo específico? Algo que Jesus disse? Se sentir necessidade, leia o texto novamente, deixando-se tocar por ele.
“Quanto tempo temos para uma mudança de vida? Claro, nunca saberemos! Por isso, a importância de fazer de cada dia uma oportunidade de conversão. O espírito de vigilância constante é uma condição para não sermos surpreendidos com essa imagem da porta que se fecha.
Faça uma leitura de sua vida à luz deste relato.

Oração (Vida)

O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração? Deixe que a sua vida se renove com a Palavra de Deus e apresente a Ele suas preces e intenções......

Reze a oração do Pai-Nosso como se fosse a primeira vez. Jesus nos ensina pedir para que seu Reino se estabeleça na Terra.
“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome...
Venha o teu Reino...
eja feita a tua vontade, assim na terra como no céu ..
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia...
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores...
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 6,9-13)

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

 Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.  Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.  Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.  Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está ensinando, rumo a Jerusalém. Alguém lhe faz uma pergunta sobre quem se salva, algo comumente debatido principalmente em grupos apocalípticos judaicos. O alcance do Reino não passa por privilégios de raça ou de religião, mas requer um esforço para assumir as exigências do discipulado, representado pela porta estreita. Ela é um pequeno acesso como última chance para entrar em uma cidade, quando sua larga porta principal é fechada. O Mestre deixa claro as condições para entrar no Reino. Não basta convidá-lo para banquetes ou só escutá-lo. É preciso viver uma fé comprometida com a justiça e a comunhão com Deus e com os irmãos. O choro e o ranger de dentes são sinais do desespero dos que pensavam estar seguindo os mandamentos, mas viviam de forma descomprometida. Ficarão de fora do banquete escatológico, marcado pela presença dos patriarcas e dos profetas, e de alcance universal. Os últimos, pobres e excluídos, que se abrem à Boa-Nova de Jesus, têm a primazia no Reino. Aos líderes judaicos que se viam privilegiados, mas se fecharam ao anúncio do Reino, restarão os últimos lugares.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.