Fundo
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/10/2025

29ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 6,19-23 Salmo: Sl 39(40) - Feliz o varão que depositou sua confiança no Senhor.
evangelho
Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso - Lc 12,49-53

“Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso. Um batismo devo receber, e quão aflito estou até que seja consumado. Pensais que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas a divisão! Com efeito, de agora em diante, cinco em uma casa estarão divididos; três contra dois e dois contra três. Ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Desperte a consciência de que este método de LO é colocar-se na presença do Senhor, num diálogo filial onde renovamos nossa fé, nutrimos nosso espírito no amor de Deus e fortalecemos nossa virtude nos ensinamentos do Mestre Jesus. Então, busque esta postura para iniciar sua oração meditativa.
Jesus, eu creio que estás aqui comigo, que o Espírito Santo ilumina minha mente e o Pai será glorificado por tantos corações unidos em oração. Ajuda-me a permanecer nesta atitude de docilidade e fé. Amém.



Para quem segue Jesus Cristo não há espaço para atitudes que não sejam de acordo com seu projeto do Reino. Quando sua Palavra nos é incompreensível devemos orar pedindo o entendimento como crianças que pedem aos pais o significado das coisas.

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho à luz de toda a pregação de Jesus. O que significa o fogo nesta parábola? A força divina não é um fogo que queima? Seu sopro não é uma potência que tudo aquece e desperta para a vida?

Evangelho: Lc 12,49-53 “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Um batismo devo receber, e quão aflito estou até que seja consumado! Pensais que vim trazer a paz na terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. Com efeito, de agora em diante, cinco em uma casa estarão divididos; três contra dois e dois contra três. Ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra.”

“Divisão e contrariedades em família é algo cotidiano, e os noticiários a toda hora relatam agressões e crimes domésticos. Os motivos, porém, divergem, na maioria das vezes. No tempo das primeiras comunidades cristãs, especialmente aquelas localizadas em terras fora da Palestina, as pessoas que aderiam à fé em Jesus deixavam de cumprir certas práticas de idolatria de seu povo e cultura, e isso podia trazer perseguição e até morte. Inclusive, os parentes contrariavam a fé cristã de alguém dentro da própria casa. Jesus, já prevendo que não seria fácil segui-lo, preveniu que, assim como ele estava prestes a passar pela prova de fogo da paixão e da cruz, quem o seguisse não seria privado de provações.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala de um fogo que não nos deixa inertes...
Olhando minha vida no presente, o que Deus me diz?
Sua fé em Jesus é um compromisso corajoso com sua proposta ou uma crença teórica, fria, indiferente?
O que desperta em você a presença de Deus?
Qual é sua decisão? Você está na estrada de Jesus? Seguro/a na mão dele mesmo se tiver que se opor a pessoas queridas?

Oração (Vida)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o/a convida a viver neste dia.
Peça ao Senhor a graça de viver com humildade e simplicidade do coração e a graça da vigilância continua e confiante na misericórdia de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

À luz da Palavra: “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” o que a Palavra o/a convida a viver neste dia? Verbalize uma atitude sobre a qual você quer estar comprometido/a com o Evangelho de Cristo.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

A imagem do fogo evoca o juízo de Deus. Ele destruiu Sodoma e Gomorra e os profetas de Baal, a pedido de Elias. Em perspectiva escatológica, o Cristo vem lançar sobre a terra, para purificá-la, o fogo da Boa-Nova e do Espírito Santo, trazendo, assim, a salvação. Por isso, desejaria que já estivesse aceso, mas ainda encontra resistência. O Cristo deve passar por um batismo que será consumado em seu mistério pascal, mergulhando nas profundezas da morte para fazer imergir na ressurreição uma nova humanidade redimida. Por mais que Jesus seja o príncipe da paz (Lc 2,14), seu evangelho é exigente. Sua paz não é ausência de conflitos, como pregaram os falsos profetas. Causa oposições até entre os membros da família. Requer decisão que ultrapassa os laços sanguíneos, em vista da nova família de seguidores. Na Igreja nascente, onde no próprio seio familiar há oposição ao projeto de Deus, vivem-se provações e perseguições. Pela graça batismal e auxiliados pelo Espírito Santo, somos capazes de enfrentar as dificuldades da missão sem desanimar, como os primeiros cristãos testemunharam a fé.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.