Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/10/2020

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ef 2,12-22 Salmo: Sl 85(84) - Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia!
evangelho
Ficai de prontidão - Lc 12,35-38

“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Quem espera no Senhor alcança a paz. O próprio Senhor servirá àqueles que nele esperam: “Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para abrir a porta, logo que ele chegar e bater.” O texto de hoje chama nossa atenção para a vigilância. Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

“O texto é convite para estar em prontidão. O cinto amarrado significa estar pronto para qualquer chamado; a lâmpada acesa é o sentido da caminhada: saber para onde queremos ir. Estar acordado é o preço da vigilância e da responsabilidade. O dono – o próprio Deus – nos confiou seus bens, que devemos guardar com cuidado. A contrapartida é surpreendente: o próprio patrão serve o empregado fiel. Sua chegada é sempre imprevista e não se presta a especulações. Estar acordado significa um projeto coerente de vida, que serve para todas as situações. Este projeto não é centrado na própria pessoa, mas na vida do seu senhor. Na ótica de Jesus, esta postura significa fazer a vontade do Pai.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Aguardar acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer...
Tenho consciência de estar acordado para as propostas de Jesus? Qual caminho Ele me indica?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como quer ficar acordado para caminhar de lâmpada acesa?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua ensinando enquanto caminha para Jerusalém. Aplicando para nós o que ele diz, pode ser hoje o dia da nossa morte, pode ser hoje o dia em que ele voltará para julgar a humanidade. Não importa. Ele pode vir a qualquer hora, estamos acordados, preparados, vestidos, com as lâmpadas acesas, prontos para abrir a porta se ele bater. Nós nos sentamos muitas vezes à mesa da Eucaristia, e nos sentamos à mesa do convívio humano e fraterno. Queremos também nos sentar à mesa do banquete da eternidade, não mais vendo o Cristo sob as espécies do pão e do vinho, mas face a face, sendo por ele mesmo servidos. Enquanto peregrinamos neste mundo, muitas vezes nos sentamos à mesa em companhia de nossos familiares ou de nossos amigos. Este convívio é bom porque necessitamos uns dos outros e nossa natureza, se estiver bem, é sociável. Nós nos sentamos também em volta do altar, que é tanto a mesa da última ceia quanto a cruz do sacrifício de Jesus. Somos a família de Jesus servida e alimentada por ele, que nós vemos na fé. Um dia continuaremos sentados juntos e a luz da glória substituirá a luz da fé. Então veremos o Senhor como ele é e nos veremos como somos. O texto continua e, amanhã, nos dirá o que significa na prática estar preparado para quando Jesus vier.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.