Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/12/2023

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jz 13,2-7.24-25a Salmo: Sl 71(70) - Meu Deus, faze-me escapar da mão do perverso.
evangelho
Eu sou Gabriel. Estou a serviço de Deus, e fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta Boa-Nova - Lc 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote – do grupo de Abias – chamado Zacarias; sua mulher – descendente de Aarão – se chamava Isabel. Os dois eram justos perante Deus e viviam, de modo incensurável, conforme todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos eram bem idosos. Certa vez, quando Zacarias estava realizando seu ofício sacerdotal diante de Deus, durante o turno de seu grupo, foi sorteado – conforme o costume entre os sacerdotes – para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Toda a multidão do povo estava do lado de fora, em oração, durante a oferta do incenso. Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias se sobressaltou e foi dominado pelo temor. O anjo, porém, lhe disse: “Não temas, Zacarias, porque tua oração foi ouvida. Isabel, tua mulher, te dará um filho e o chamarás João. Para ti será uma grandíssima alegria, e muitos exultarão por seu nascimento, pois ele será grande na presença do Senhor. Ele nunca beberá vinho nem bebida fermentada e, ainda no ventre de sua mãe, ficará pleno do Espírito Santo. Ele fará muitos israelitas voltarem para o Senhor, o seu Deus, e irá diante do Senhor, com o espírito e poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos, e os rebeldes à sensatez dos justos, para preparar um povo bem-disposto para o Senhor”. Zacarias disse ao anjo: “De que modo conhecerei isso? Com efeito, eu sou ancião, e minha mulher é bem idosa”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou a serviço de Deus, e fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta Boa-Nova. Mas, porque não acreditaste em minhas palavras – que serão realizadas plenamente no momento oportuno –, ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que isso acontecer”. O povo, que estava à espera de Zacarias, admirava-se com sua demora no santuário. Tendo saído dali, não podia lhes falar, e compreenderam que ele tivera uma visão no santuário. Ele fazia-lhes gestos, mas continuava mudo. Completados seus dias de serviço, partiu para sua casa. Algum tempo depois, Isabel, sua mulher, concebeu e permaneceu reclusa durante cinco meses, dizendo: “Isto é o que o Senhor tem feito por mim, quando se preocupou em remover minha desonra pública”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Já estamos na 3ª semana do Advento, nos aproximando do Natal. Neste início da nossa oração, peçamos a Deus que renove em nós o dom da escuta.


“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Não tenhas medo, Zacarias, porque o Senhor ouviu o teu pedido. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, e tu lhe porás o nome de João. Ficarás alegre e feliz, e muitos se alegrarão com seu nascimento.”

Evangelho: Lc 1,5-25 No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote – do grupo de Abias – chamado Zacarias; sua mulher – descendente de Aarão – se chamava Isabel. Os dois eram justos perante Deus e viviam, de modo incensurável, conforme todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos eram bem idosos. Certa vez, quando Zacarias estava realizando seu ofício sacerdotal diante de Deus, durante o turno de seu grupo, foi sorteado – conforme o costume entre os sacerdotes – para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Toda a multidão do povo estava do lado de fora, em oração, durante a oferta do incenso. Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias se sobressaltou e foi dominado pelo temor. O anjo, porém, lhe disse: “Não temas, Zacarias, porque tua oração foi ouvida. Isabel, tua mulher, te dará um filho e o chamarás João. Para ti será uma grandíssima alegria, e muitos exultarão por seu nascimento, pois ele será grande na presença do Senhor. Ele nunca beberá vinho nem bebida fermentada e, ainda no ventre de sua mãe, ficará pleno do Espírito Santo. Ele fará muitos israelitas voltarem para o Senhor, o seu Deus, e irá diante do Senhor, com o espírito e poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos, e os rebeldes à sensatez dos justos, para preparar um povo bem-disposto para o Senhor”. Zacarias disse ao anjo: “De que modo conhecerei isso? Com efeito, eu sou ancião, e minha mulher é bem idosa”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou a serviço de Deus, e fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta Boa-Nova. Mas, porque não acreditaste em minhas palavras – que serão realizadas plenamente no momento oportuno –, ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que isso acontecer”. O povo, que estava à espera de Zacarias, admirava-se com sua demora no santuário. Tendo saído dali, não podia lhes falar, e compreenderam que ele tivera uma visão no santuário. Ele fazia-lhes gestos, mas continuava mudo. Completados seus dias de serviço, partiu para sua casa. Algum tempo depois, Isabel, sua mulher, concebeu e permaneceu reclusa durante cinco meses, dizendo: “Isto é o que o Senhor tem feito por mim, quando se preocupou em remover minha desonra pública”.

“A idade avançada de Zacarias e de Isabel não foi empecilho para que a vontade de Deus acontecesse. O impossível está ao alcance de quem professa profundamente a fé. De um jeito ou de outro, Deus sempre age. É evidente que ele não se atém a nossa vontade, pois sempre faz o melhor no intuito de nos ver felizes. O nascimento de João Batista, o precursor, aquele que preparou os caminhos para o Salvador, é sinal de que a Luz está prestes a chegar. Em todos os tempos, desde a criação do mundo, Deus nunca cessou de fazer acontecer verdadeiras maravilhas. Que neste Natal possamos distribuir a luz da fé e da solidariedade. Que o “Aniversariante” não seja esquecido. Jesus no centro, pois a festa é dele!”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que você escutou da Palavra de Deus? Que versículo mais o/a tocou? A partir do que você escutou do Senhor, procure fazer uma ligação entre o texto bíblico e sua vida. Leia-o novamente, se sentir necessidade. À semelhança de João, devemos anunciar o Redentor.

Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo/a de tua Palavra!

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Herodes Magno era o rei de Israel, dependente do Império Romano. Zacarias era um sacerdote do interior, que oficiava no Templo por turno. Seu nome significa “Deus se recordou”, e o de sua esposa Isabel (Elisabet), “o juramento de meu Deus”. Ela era anciã e estéril. Os pais são justos, no estrito cumprimento da vontade de Deus. Zacarias entrou no santuário para oferecer o incenso. Criava-se, assim, uma nuvem de fumaça, propícia para esmaecer a revelação de Deus. A anunciação do nascimento de João, cujo nome significa “favor de Deus”, acontece em um contexto cultual. O texto de hoje é um típico relato de anunciação. Gabriel provém da parte do Senhor. Esta é a certeza de que a Palavra se cumprirá. Zacarias fica mudo até que aquele que é a voz que grita no deserto nasça. Oculta-se o precursor até a visita de Maria. O mistério da vida de João se associa plenamente ao mistério da vida de Jesus. Zacarias e Isabel representam a comunidade dos pobres de Adonai, que esperam na fé e na justiça a vinda do Messias, aquele que promoverá a libertação dos pobres, pecadores, doentes e endemoninhados.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.