Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/12/2022

4ª Semana do Advento - Ano A - Roxa
1ª Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 ou Is 62,1-5 Salmo: Sl 89(88) - Vou cantar para sempre a bondade do Senhor. 2ª Leitura: At 13,16-17.22-25 Evangelho Opcional: Mt 1,1-25 (missa vespertina)
evangelho
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo - Lc 1,67-79

Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em seu Cântico, Zacarias proclama o amor e a misericórdia de Deus, que “envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Em nossa leitura orante, peçamos: “Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador(a) da libertação a ser realizada em favor da humanidade. Amém.”


Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

Leitura (Verdade)

O que motiva o Cântico de Zacarias? Quais elementos estão presentes no Cântico?

Evangelho: Lc 1,67-79 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

“O Evangelho de Lucas guarda esta bela oração de Zacarias, pai de João Batista, proclamada no dia da circuncisão do seu filho. É uma oração inspirada por Deus, que recolhe palavras de outras partes da Escritura. Zacarias louvou a Deus pelas promessas feitas ao povo eleito e que estavam sendo realizadas pelo envio do Salvador. E, falando do seu filho, proclamou sua missão de preparar os caminhos do enviado de Deus. Também falou do Messias que viria como sol para iluminar os que estão na escuridão. O canto de Zacarias, que continua a ser rezado diariamente na Oração de Laudes, alimenta a compreensão de que Deus age na história e que nela, também nós, temos uma missão a realizar.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em que sentido as palavras de Zacarias fortalecem a sua caminhada de fé?
Como o testemunho de João Batista, visto nos evangelhos neste período do Advento, tem ajudado você a preparar-se para o Natal de Jesus?
No silêncio e na prece, acolher o desejo das nações e agradecer a Deus pela fidelidade em sua promessa.

Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Jesus-Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Fica conosco, Senhor!
Assim seja!

Oração (Vida)

Agradecido/a ao Pai pelo mistério da Encarnação de seu Filho Jesus Cristo, a Ele elevemos nossa prece:
Rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97.

A salvação de nosso Deus já se aproxima,
de sua glória a nossa terra habitará,
verdade e amor na encruzilhada se encontram,
paz e justiça um grande abraço vão se dar.

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.
A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

De nossa terra brotará toda a verdade,
quando do Céu sua justiça se inclinar,
pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,
e a terra então seu fruto nos dará.

Contemplação (Vida e Missão)

Reler esta passagem do Evangelho de hoje e preparar o seu coração para a solenidade do Natal: "Graças à misericordiosa compaixão de nosso Deus, o Sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nosso passos no caminho da paz".

Comprometa-se a viver com a família ou comunidade um momento de oração preparando-se para o Natal.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Como no Magnificat (Lc 1,46-55), aqui é preciso ver a mão de Lucas ou de sua comunidade usando antigos cânticos de ação de graça judaicos, relidos na perspectiva cristã e colocados nos lábios de Zacarias. Em Jesus, Deus visitou o seu povo, como o fizera na criação e no início da história da salvação (Gn 3,8; 18,1ss etc.). Zacarias reconta a história e apresenta Jesus como o cumprimento das promessas de Deus, desde Abraão e dos profetas. Assim como Deus foi misericordioso e conduziu os pais, recordando a aliança, agora em Jesus conduzirá todos à salvação. João Batista é o preparador do caminho: “… porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação”. Ele é o mensageiro que torna conhecida a visita de Deus ao povo.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.