Fundo
Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/07/2025

14º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Gn 28,10-22a Salmo: Sl 90(91) - Meu Deus, em quem confio.
evangelho
Confia, filha! Tua fé te salvou - Mt 9,18-26

Enquanto Jesus lhes falava isso, chegou um chefe e, prostrando-se diante dele, disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem impor tua mão sobre ela, e viverá!” Jesus se levantou e o seguiu com seus discípulos. Nisso, uma mulher que sofria de hemorragias havia doze anos aproximou-se por trás e tocou-lhe a orla do manto, 21 pois pensava: “Se ao menos eu tocar seu manto, ficarei curada”. Jesus se voltou e, ao vê-la, disse: “Confia, filha! Tua fé te salvou”. E desde aquele momento a mulher ficou curada. Quando Jesus chegou à casa do chefe, viu os flautistas e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos! A menina não morreu, mas dorme”. E zombavam dele. Depois que a multidão foi retirada dali, Jesus entrou, segurou-lhe a mão, e a menina levantou-se. E a notícia do fato espalhou-se por toda aquela região.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Diante do Deus Criador somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados/as de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente.
Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!
Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Observe o que Jesus diz ao experimentar a indiferença, o preconceito, a exclusão. Jesus se deixa abalar pela rejeição?

Evangelho: Mt 9,18-26 “Enquanto Jesus lhes falava isso, chegou um chefe e, prostrando-se diante dele, disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem impor tua mão sobre ela, e viverá!” Jesus se levantou e o seguiu com seus discípulos. Nisso, uma mulher que sofria de hemorragias havia doze anos aproximou-se por trás e tocou-lhe a orla do manto, 21 pois pensava: “Se ao menos eu tocar seu manto, ficarei curada”. Jesus se voltou e, ao vê-la, disse: “Confia, filha! Tua fé te salvou”. E desde aquele momento a mulher ficou curada. Quando Jesus chegou à casa do chefe, viu os flautistas e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos! A menina não morreu, mas dorme”. E zombavam dele. Depois que a multidão foi retirada dali, Jesus entrou, segurou-lhe a mão, e a menina levantou-se. E a notícia do fato espalhou-se por toda aquela região.”

“Em vários relatos, Jesus diz: “Vem!”. A pessoa se levanta e o segue. Aqui ocorre o oposto, um pai arrasado pela dor suplica: “Vem!”. Jesus se levanta e o segue. No caminho, é impactado pela fé de uma mulher enferma e, cheio de admiração, a elogia com o título “filha”, que quer dizer “filha de Abraão, filha do povo eleito”. O Senhor entra na casa do chefe judeu, manda silenciar os zombadores e segura a mão da menina, unificando, assim, a fé dos hebreus e do pai Abraão com a fé no amor de Deus Pai. A garota se levanta, repleta de vida. Ela é uma filha de Israel, uma futura mãe israelita, que irá transmitir aos seus filhos e filhas a mesma força que lhe foi transmitida, naquele dia, pela mão do Senhor.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, somos convidados a ouvir o Senhor...
"Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá". “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele ficarei curada”. A fé se revela importantíssima para que aconteça o milagre.
Como eu me apresento ao Senhor quando desejo e suplico sua ajuda? Deixo-me contagiar por sua presença e seu amor?
Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre?
As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações?
A pessoa de Jesus, com sua palavra, seus gestos e atitudes fortalecem meu amor cristão?

Oração (Vida)

Nas curas que Jesus opera a fé das pessoas envolvidas é sempre intensa. E, ainda hoje, Deus age se encontrar fé profunda, confiante e humilde.
Aproxime-se do Senhor com fé, sem medo, sem racionalizações e faça a sua oração....
Apresentando-lhe suas necessidades e preocupações. Ele está conosco e quer nos ouvir.
Conclua com a oração do Pai-nosso.....

Contemplação (Vida e Missão)

Durante este dia repita quantas vezes você puder. Faça-o com fé e devoção: “Senhor, aumenta a minha fé”.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Jesus veio salvar os pecadores e curar os doentes. No texto de hoje, os beneficiários são duas mulheres. Um homem notável, chefe da sinagoga, prostra-se aos pés do Senhor, não só pelo desespero do risco de perder a filha, mas também por reconhecer o poder do Messias. Pede, então, que Jesus imponha a mão sobre ela. No caminho, aparece a mulher que sofria de hemorragia havia muito tempo, e ela o toca. O clamor pelo toque de Deus em ambos os casos é reflexo de uma confiança total em Jesus. A mulher é curada. Há um encontro pessoal com o Cristo que a consola, e ela reconhece a fé que a salvou. Reintegrada à comunidade, deixa de ser impura, pois não perde mais sangue, símbolo da vida. Em seguida, Jesus chega à casa de Jairo. O clima é de luto em vista dos cânticos fúnebres dos flautistas. Jesus, ressurreição e vida, atesta que a menina não morreu. Zombam dele, pois estão cheios de incredulidade no coração. Jesus levanta a menina pela mão, o que lembra sua ressurreição ao vencer definitivamente a morte. A menina e a mulher curada da hemorragia testemunham a salvação e a vida plena dada pelo Messias.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.