Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/12/2023

2ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 48,17-19 Salmo: Sl 1 - Porque o Senhor conhece o caminho dos justos.
evangelho
Com que posso comparar esta geração? - Mt 11,16-19

Com que posso comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças que gritam a outras: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes, cantamos lamentações e não chorastes!’ Com efeito, veio João, que não comia nem bebia, e dizem: ‘Está endemoniado’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Olhai para ele, um comilão e beberrão, amigo de coletores de impostos e pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida justa por suas obras.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”




É sábio quem acolhe a Palavra e a traz para dentro de sua vida, pois compreende o que Jesus nos ensinou.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho com bastante atenção quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que lhe chamaram atenção.

Evangelho: Mt 11,16-19 “Com que posso comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças que gritam a outras: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes, cantamos lamentações e não chorastes!’ Com efeito, veio João, que não comia nem bebia, e dizem: ‘Está endemoniado’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Olhai para ele, um comilão e beberrão, amigo de coletores de impostos e pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida justa por suas obras.

“As crianças, brincando em uma praça, nem percebem o que se passa ao redor, pois a diversão é simplesmente envolvente. Jesus tem um afeto especial pelas crianças e se inspira nelas para falar da atitude de indiferença do povo em relação a João Batista e a ele mesmo. Nem mesmo as obras realizadas servem de tomada de consciência de que Jesus é realmente o Filho de Deus e que João Batista havia preparado sua chegada. Um coração endurecido exala indiferença por onde passa. Viver distraído é desperdiçar tempo, é não participar da alegria de poder contar com Deus em todos os dias e momentos. A superficialidade tem fragilizado a fé. O urgente desejo de felicidade pode levar ao esquecimento da cruz.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Como são minhas atitudes?
Costumo criticar ou ficar indiferente aos sinais de Deus que se revelam através de tantos diferentes testemunhos?
A parábola das crianças que gritam na praça, é clara: ser cristão é ser resposta de adesão a Cristo que se revela por mediações e de mensageiros. Como você se espelha nesta parábola?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos ou indiferentes em responder aos seus apelos e convites. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor...

Ó Deus que nos guiais em vosso amor, por vossa bondade, afastai de nós tudo o que nos desvia de vosso caminho e inspirai-nos na prática da caridade e nos valores do Evangelho. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.

Ir. Carmen Maria Pulga

João é o profeta acostumado à dureza do deserto, à fome, à sede, ao frio e ao calor. Jesus convive, acolhe, conversa, brinca e sorri, conta histórias, vai às casas das pessoas, usa imagens, perdoa, cura, toca, dorme. São estilos bem diferentes. O texto de hoje quer nos ajudar a compreender que, quando não se quer, qualquer desculpa serve. Tudo se inventa para se justificar a incapacidade de optar por Cristo e por seu Reino. Jesus utiliza a imagem das crianças que estão nas praças para falar da indecisão ou até mesmo da birra de algumas delas, que não querem brincar, seja qual for a proposta. Sempre há alguém que critica tudo; que, mesmo dizendo ser piedoso, não quer compromisso nem com o penitente austero, que é João, nem com o profeta risonho, que é Jesus. Jesus diz, provavelmente citando uma brincadeira infantil: “tocamos flauta”, como se fosse uma festa de casamento, e ninguém quis dançar; “entoamos lamentações”, como em um funeral, e ninguém fez luto. Em preparação para o Natal, a liturgia nos pede uma decisão. São graves a indiferença e o senso de nenhuma pertença. Basta de desculpas esfarrapadas! A despeito da má vontade dos seres humanos, o sábio desígnio do projeto de Deus se realiza e vai adiante.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.