Evangelho do dia 30/03/2023
5ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa

Evangelho do dia 30/03/2023
5ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa

Antes que Abraão existisse, Eu Sou - Jo 8,51-59
Amém, amém, eu vos digo: quem guarda minha palavra não verá jamais a morte”. Disseram‑lhe os judeus: “Agora temos certeza de que tens um demônio. Abraão morreu, os profetas também, e tu dizes: ‘Quem guarda minha palavra, não provará jamais a morte’. Acaso és maior que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem pensas que és?” Respondeu Jesus: “Se eu buscasse dar glória a mim mesmo, minha glória não seria nada. É meu Pai que me glorifica, aquele que dizeis: ‘É nosso Deus’. Vós não o conheceis; eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia; viu e se alegrou”. Disseram‑lhe, então, os judeus: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” Disse‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou”. Eles pegaram, então, pedras para atirar nele. Jesus, porém, escondeu‑se e saiu do Templo.
Oração Inicial
Na leitura orante de hoje somos convidados a crescer na fé. Crescer na fé foi o convite que Jesus fez aos seus discípulos quando o medo de que Jesus iria sair deste mundo os apavorava. Com fé, possamos acolher as palavras de Jesus e permitir que elas nos guiem e nos encorajem quando sentirmos que, desprender-se dos que amamos, dói.
Oração: “ Ó Senhor, esteja eu firme diante do mundo, firme nas tribulações, firme contra os tropeços das tentações. Ajudai-me a não me transviar, de modo que vos possua, e possua a caridade. Fazei com que eu não seja arrancado dos membros de vossa esposa, a Igreja. Não seja arrancado da fé, e assim possa me gloriar junto de vós. Deste modo, permanecerei tranquilamente unido a vós, agora pela fé, e depois pela visão, cujo penhor preciosismo tenho no dom do Espírito Santo. Amém. (Santo Agostinho).
Leitura (Verdade)
A força da Palavra do Senhor é vivificante: “Se alguém guardar minha palavra, jamais verá a morte”.
Evangelho: Jo 8,51-59 Amém, amém, eu vos digo: quem guarda minha palavra não verá jamais a morte”. Disseram‑lhe os judeus: “Agora temos certeza de que tens um demônio. Abraão morreu, os profetas também, e tu dizes: ‘Quem guarda minha palavra, não provará jamais a morte’. Acaso és maior que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem pensas que és?” Respondeu Jesus: “Se eu buscasse dar glória a mim mesmo, minha glória não seria nada. É meu Pai que me glorifica, aquele que dizeis: ‘É nosso Deus’. Vós não o conheceis; eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia; viu e se alegrou”. Disseram‑lhe, então, os judeus: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” Disse‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou”. Eles pegaram, então, pedras para atirar nele. Jesus, porém, escondeu‑se e saiu do Templo.
“A fé na eternidade faz da morte uma mera passagem. Jesus não é compreendido quando apresenta o Pai como fonte de vida eterna. Ele existiu desde sempre, isto é, até antes de Abraão. As acusações são contínuas e as agressões, também. No entanto, Jesus não se deixa abater, evita confrontos, sem deixar de dizer a verdade. Os ânimos acirrados dos detentores da lei não impedem que Jesus continue ensinando os seus. A multidão não se dispersava, pois compreendia que as palavras e os sinais de Jesus estavam em sintonia com as Escrituras. Seguir Jesus, quando tudo está dando certo, não exige nenhum esforço. Mas continuar seguindo o Mestre, apesar do clima de condenação e sofrimento, é fé, é amor.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O Evangelho fala-nos da morte que encerra nossa vida terrena. Se crermos em Deus, na vida e na palavra de Cristo a morte não será um fim para nós. Pelo contrário, será início de uma nova vida, na qual está a realização plena de vocação de filhos de Deus.
O que essas afirmações dizem para você?
Como está sua fé na vida além da moret?
Conhecer, guardar e meditar a Palavra é um convite do Mestre. Você estuda, medita e reza com a Bíblia? Ela é luz para seu caminho?
Oração (Vida)
Abra seu coração e fala ao Senhor sobre seus medos, suas dificuldades e entregue a Ele todas as suas preocupações. Reze com confiança a oração do Pai-nosso e deixe-se guiar pela mão de Deus.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?
Bênção
Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Jesus diz: “se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Como Abraão e os profetas morreram, logo: eles não cumpriram a Palavra de Deus, revelada por Jesus. Ele, obviamente, não está falando da morte biológica. Inicia-se a discussão sobre a identidade de Jesus no Evangelho de João. O questionamento é bem agressivo. É como se dissessem: “Quem você pensa que é?”. Jesus responde apelando ao testemunho do Pai, pois, se ele mesmo der testemunho de si ou gloriar-se, será ridicularizado. Os judeus têm Deus como Senhor, mas não o conhecem, não têm intimidade com ele. Essa é a força da vida e da missão de Jesus: ele conhece o Pai e o ama; vive na sua presença e intimidade; e guarda a sua Palavra e lhe é fiel. Jesus provoca ao dizer que Abraão encontrou-se com ele, e alegrou-se. Os judeus enlouquecem. Ele, então, conclui: “antes que Abraão existisse, eu sou!”. Essa é a afirmação máxima de sua identidade divina. Ele é o Verbo eterno do Pai.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.