Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/03/2023

3ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 81(80) - Afastei a carga de seu ombro!
evangelho
Amarás o Senhor de todo o teu coração - Mc 12,28b-34

Um dos escribas escutou‑o discutindo e viu que Jesus lhes respondera bem, e perguntou‑lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que estes”. Disse‑lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E amá‑lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse‑lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interrogá‑lo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida a rever nossa capacidade de amar. Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre esses dois mandamentos. Santa Teresa de Calcutá, em uma de suas frases, afirma: “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”.
No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto do relato bíblico: lugares, pessoas, perguntas…

Evangelho: Mt 12,28b-34 “: Um dos escribas escutou‑o discutindo e viu que Jesus lhes respondera bem, e perguntou‑lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que estes”. Disse‑lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E amá‑lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse‑lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interrogá‑lo.

“O Evangelho de hoje faz parte de um conjunto de textos do Evangelho de Marcos denominados diálogos didáticos, cuja finalidade é instruir os discípulos e apresentar o específico da vida cristã, ou o que a vida cristã exige dos que aderem a ela. Ante um universo de 613 preceitos que deveriam ser cumpridos de maneira irrepreensível, qual a hierarquia entre eles e qual teria precedência sobre os outros? Qual é o mandamento que está na origem de todos os demais e sustenta o corpus legislativo do povo de Deus? A questão apresentada pelo escriba é pertinente e ajuda a esclarecer os discípulos. O amor está na origem de tudo: da criação e da Lei dada por Deus a Israel. Sem a referência a essa origem, a lei passa a ser um fardo difícil de carregar e que leva à morte. A resposta de Jesus é clara: o amor a Deus, que exige o amor ao próximo. A exigência do amor não pode figurar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento da Lei. Foi por amor que Deus deu a lei a seu povo. O amor não somente dá sentido a todas as coisas, como ele é o sentido da criação e da lei (cf. 1Cor 13,1ss)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.
Para você qual é o maior mandamento?
Você ama a si mesmo/a?
Ama seu cônjuge, filho/a, pai, mãe, o próximo como a si mesmo/a? Para você o que é amar a Deus?

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente-lhe o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois da entrada em Jerusalém (Mc 11), Jesus é questionado pelas lideranças judaicas. São quatro controvérsias: com o Sinédrio, sobre a origem de sua autoridade; com fariseus e herodianos, sobre o imposto a César; com os saduceus, sobre a ressurreição; e com um escriba, sobre o primeiro mandamento. Jesus cala a todos e toma a iniciativa do ensino. Um escriba o questiona sobre o primeiro mandamento. Jesus responde unindo um texto do Shemá (Dt 6,5), uma oração judaica, com um texto do Levítico (19,18): une o amor a Deus com o amor ao próximo. Toda a Lei é resumida nesses dois preceitos, mas que, na verdade, são facetas do mesmo e único mandamento: o primeiro de todos. Como café com leite, não dá para separar a piedade e a caridade, o culto e a justiça, a adoração e a ética. O escriba, para nossa surpresa, concorda plenamente com Jesus. Ele não está longe do Reino. Quem pratica o amor a Deus e ao próximo está em sintonia com os valores do Reino, mesmo que não pertença ao grupo dos discípulos e discípulas de Jesus. Senhor, ensina-nos a amar como tu amas!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.