Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/05/2025

S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: 1Cor 15,1-8 Salmo: Sl 18(19A) - A regra deles saiu à terra inteira.
evangelho
Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim - Jo 14,6-14

Disse-lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conheceis, conhecereis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!” Disse-lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras! Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. O que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória de São Felipe e São Tiago, testemunhas da vida e ressurreição de Jesus. Na celebração desta festa dos dois apóstolos o texto que a liturgia coloca à nossa reflexão nos convida a identificarmos Deus, nosso pai, de forma perfeita na pessoa de seu Filho, Jesus Cristo. Ele é a visualização, neste mundo, do rosto eterno do Pai.
Agradeçamos ao Senhor pelos apóstolos que nos deixaram tão grande e sólida herança de fé.


Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

Leitura (Verdade)

Observo a quem Jesus se dirige, para quem ele fala, de quem ele fala. Observo os verbos e os destinatários das ações e em quem devemos crer.

Evangelho: Jo 14,6-14 “Disse-lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conheceis, conhecereis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!” Disse-lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras! Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. O que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.

“Caminho, verdade e vida” é um título de Jesus colocado pelo Evangelho na sua própria voz. A maioria dos títulos aplicados ao Mestre é metáfora, como a do Bom Pastor, a Porta, a Luz do mundo, a Videira. Mas este tem também um caráter filosófico-existencial. Todo ser humano aspira por compreender “quem somos, por que vivemos, para onde vamos…”. O Senhor se apresenta pessoalmente como resposta. Só ele é a verdade que nos guia no caminho para a vida plena que está nos céus. Que sentido teve esse trinômio para o discípulo Tomé, que o interrogou (Jo 14,5)? E o que ele significa para nós? Seguir o ensinamento da verdade de Jesus no Evangelho é caminhar com ele no caminho de nossa vida, cuja meta é o encontro com Deus.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus se apresenta como o único que pode nos introduzir na vida da Trindade. Ele nos mostra o Caminho, fala a Verdade e promete a Vida eterna.
Minha fé me faz crer que o Senhor é o Caminho, a Verdade, a Vida?
“Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”. Que força têm essas palavras de Jesus? Que sentido elas dão a minha vida?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre na estrada de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está proferindo seu discurso de despedida. Os discípulos estão apreensivos com a possibilidade de o Mestre partir. Tomé intervém, querendo conhecer o caminho para onde ir. Jesus lhe responde se autoproclamando: o caminho, de acesso ao Pai, nossa última meta; a verdade, que liberta o ser humano, porque o leva para o profundo de si e de Deus; e a vida, eterna e plena, fruto desse encontro. A explicação se aprofunda com o pedido de Filipe em querer que Jesus lhes mostre o Pai. Talvez almeje uma manifestação divina, uma teofania, a promessa mais sublime de ver Deus face a face. Jesus é aquele que já cumpre e atende a esse pedido. Ele revela a face do Pai porque se faz um com ele. A unidade entre Jesus e o Pai transborda na vida dos discípulos. Eles não estarão sozinhos, receberão o Espírito Santo, que os capacitará para realizar obras ainda maiores e, assim, dar continuidade à missão do Cristo. É preciso crer mesmo diante das tribulações. Jesus garante a eficácia da oração. Seu nome é poderoso. Os discípulos não precisam ter medo de se sentir abandonados depois de sua partida.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.