Fundo
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/09/2024

23º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 5,1-8 Salmo: Sl 5 - Na vossa justiça guiai-me, Senhor.
evangelho
O homem com a mão seca - Lc 6,6-11

Em outro sábado, entrou na sinagoga para ensinar, e estava ali um homem cuja mão direita estava seca. Os escribas e os fariseus espreitavam-no para ver se curaria no sábado e, assim, encontrar de que acusá-lo. Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mão seca: Levanta-te e fica de pé no meio!” Ele levantou-se e ficou de pé. Então Jesus lhes disse: Eu vos pergunto: é permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la? E, percorrendo com o olhar todos que estavam a seu redor, disse ao homem: Estende tua mão! Ele o fez, e ficou restabelecida sua mão. Eles, porém, ficaram furiosos e discutiam juntos sobre o que poderiam fazer a Jesus.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes de seu Espírito Santo para melhor compreendermos o Ele nos diz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Levanta-te e fica aqui no meio!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. No Evangelho de hoje, Jesus demonstra compaixão e devolve a dignidade a um homem. Observe: a condição deste homem, onde se encontram Jesus, o homem e os mestres da lei, que dia era esse e porque os mestres da lei recriminam as ações de Jesus. Observe e penetre no sentido de todo este relato e milagre de cura.

Evangelho: Lc 6,6-11: “Em outro sábado, entrou na sinagoga para ensinar, e estava ali um homem cuja mão direita estava seca. Os escribas e os fariseus espreitavam-no para ver se curaria no sábado e, assim, encontrar de que acusá-lo. Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e fica de pé no meio!” Ele levantou-se e ficou de pé. Então Jesus lhes disse: Eu vos pergunto: é permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la? E, percorrendo com o olhar todos que estavam a seu redor, disse ao homem: “Estende tua mão!” Ele o fez, e ficou restabelecida sua mão. Eles, porém, ficaram furiosos e discutiam juntos sobre o que poderiam fazer a Jesus”.

“Cada um dos evangelistas tem sua maneira própria de trazer a memória de Jesus em cada contexto histórico em que as comunidades estão inseridas. Lucas também relata a controvertida questão do sábado, sobre a qual os fariseus vigiam Jesus para acusá-lo. Mas o Filho de Deus, expressão suprema da bondade divina, não recua. Assume a causa de libertação dos pobres, dos presos, dos cegos, dos doentes e dos oprimidos, abraçando a misericórdia como princípio orientador de sua postura solidária. Cura, sem qualquer discriminação, o homem que possuía uma das mãos atrofiada. Movimenta-se com seus discípulos como portador da graça, da vida e da salvação. Como Jesus, façamos o bem em todas as oportunidades.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Porque Jesus se indispõe com os fariseus e mestres da lei?
Nas suas decisões tem prioridade o bem ou os preceitos, aquilo que agrada os que tem o poder de lhe criticar? Que caminho Jesus, por meio de sua Palavra, lhe indica?
Coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.

Oração (Vida)

Depois de falar com Deus, segundo os desejos e anseios de seu coração, se desejar, pode concluir com a oração que segue:

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.” (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No Livro do Êxodo está escrito: “Lembra-te do dia de sábado”. E, no Deuteronômio, lemos: “Guarda o dia de sábado”. Lembrar e guardar este dia de descanso, feito para se manter o equilíbrio nas relações com Deus e nas relações dentro da família. Dia em que devem ser evitadas as atividades profissionais e financeiras. Uma bela instituição, própria do judaísmo na antiguidade, quando o descanso dependia do empregador. Jesus era observado por escribas e fariseus porque ia na contramão dos costumes e das tradições. De fato, ele parece criar um pouco de desordem e irritar as autoridades. As autoridades religiosas gostam que as leis sejam observadas para não terem o trabalho de considerar as exceções. Na Carta aos Romanos, São Paulo critica os que descansam na Lei e ensinam os outros, mas não ensinam a si mesmos, que se gloriam na Lei e desonram a Deus pela transgressão da Lei. Jesus não foi contra o sábado nem contra nenhuma observância dos inúmeros preceitos judaicos. Ele só quis pôr as coisas no seu devido lugar.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.