Fundo
Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/11/2022

33ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ap 3,1-6.14-22 Salmo: Sl 15(14) - Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono.
evangelho
Zaqueu, desce depressa! - Lc 19,1-10

Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje quero ver Jesus, quero ter um encontro com Ele em minha casa. Vou preparar meu coração para que Jesus me visite e me fale de seu projeto sobre minha vida. Prepare-se rezando:


A palavra nos ensina como acolher uns aos outros e ter alegria e vida em nossos encontros.

Leitura (Verdade)

Leia-o o evangelho pausadamente. Será que Zaqueu conhecia Jesus ou só ouvira falar das obras que Ele fazia? Jesus o chama pelo nome e se autoconvida para uma conversa intima em casa. O que será que os dois conversaram para produzir uma mudança radical em Zaqueu?

Evangelho: Lc 19,1-10 Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

“A missão de Jesus, de buscar e salvar as ovelhas perdidas está ilustrada na história de Zaqueu. Em sua conversão, ele prometeu distribuir metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a quem tivesse prejudicado. Ele era chefe dos cobradores de impostos e malvisto pelo povo, mas ainda assim Jesus foi se hospedar em sua casa. “Foi hospedar-se na casa de um pecador”!, foi a crítica. Mas essa é a novidade: Deus mandou seu Filho para a casa do pecador, para minha, para sua casa. E ele morreu pelos pecadores, na maior prova de amor. Nossa resposta, como a de Zaqueu, é a conversão, a mudança de vida”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.
Você já teve uma experiência forte com Jesus Cristo?
Já levou Jesus para sua casa?
De que maneira Zaqueu se compromete a mudar de vida?
Ouça Jesus dizer para você: Hoje a salvação entrou neste coração.
permaneça em atitude de gratidão.

Oração (Vida)

Senhor Jesus, sei que estás aqui em minha casa, em meu coração. Ajuda-me a permanecer na tua presença.
Faça-me puro/a de coração, como o Zaqueu convertido/a, tornando-me desapegado/a das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
Chegue com surpresa bem dentro da minha casa, sempre que quiser, e faça acontecer o milagre da conversão.
Que eu te busque em meio à multidão e no silêncio de minha casa. Atento/a para ouvir sua voz me chamando pelo nome...

Contemplação (Vida e Missão)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia..

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

No olhar das pessoas “corretas”, um homem miserável como Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, portanto, líder dos exploradores do povo, não merecia um olhar de Jesus: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”. Para os moralistas de plantão da época, esse oportunista que enriquecera às custas alheias era um caso perdido. Ele só merecia a condenação. Haveria muitos outros, mais dignos, que teriam merecido a visita de Jesus. Tinha de ser logo esse chefe de ladrões?! Mas Jesus, como o Bom Pastor, leva o amor de Deus justamente a quem mais precisa. Cabem duas perguntas: 1) O que provocou a conversão de Zaqueu? Não foi o olhar compassivo de Jesus que reflete o amor de Deus? A esse amor, ele respondeu com amor. 2) Quantos pessoas de hoje se converteriam se pudessem experimentar o amor de Deus nas pessoas de fé?

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.