Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/11/2023

32º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Sb 6,12-16 Salmo: Sl 63(62) - Ó Deus, tu és meu Deus; desde a aurora te busco. 2ª Leitura: 1Ts 4,13-18
evangelho
Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora - Mt 25,1-13

Então o Reino dos Céus se assemelhará a dez jovens que, tendo pegado suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao pegarem suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, ao contrário, levaram frascos de azeite além de suas lâmpadas. Como o noivo se demorava, todas ficaram com sono e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘Eis o noivo! Saí a seu encontro!’ Então todas aquelas jovens levantaram-se e puseram-se a preparar suas lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas se apagam’. Mas as prudentes responderam: ‘Não, porque não bastaria para nós e vós. É melhor irdes aos que o vendem e comprá-lo para vós’. Mas, enquanto elas foram comprá-lo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele na sala do banquete de bodas; e a porta foi fechada. Mais tarde, também chegaram as outras moças e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Amém, eu vos digo: não vos conheço’. Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

32º Domingo do Tempo Comum. No Evangelho de hoje, Jesus nos fala do Reino. Devemos viver guiados pela fé, sempre preparados para não sermos surpreendidos..., desapegados de tudo e, totalmente prontos e disponíveis. Se nossa fé é autêntica, estaremos sempre vigilantes para os sinais de Deus e prontos para acolher seu chamado.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus está ensinando aos seus discípulos e a nós também, pois sua Palavra é sempre a Boa Noticia que esperamos.

Evangelho: Mt 25,1-13 Então o Reino dos Céus se assemelhará a dez jovens que, tendo pegado suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao pegarem suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, ao contrário, levaram frascos de azeite além de suas lâmpadas. Como o noivo se demorava, todas ficaram com sono e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘Eis o noivo! Saí a seu encontro!’ Então todas aquelas jovens levantaram-se e puseram-se a preparar suas lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas se apagam’. Mas as prudentes responderam: ‘Não, porque não bastaria para nós e vós. É melhor irdes aos que o vendem e comprá-lo para vós’. Mas, enquanto elas foram comprá-lo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele na sala do banquete de bodas; e a porta foi fechada. Mais tarde, também chegaram as outras moças e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Amém, eu vos digo: não vos conheço’. Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora.

“Viver atentamente, em um mundo repleto de distrações, nem sempre é fácil. Ao contar a parábola das jovens prudentes e das imprudentes Jesus nos lembra de que o óleo que mantém acesa a chama da fé são as boas obras que realizamos. Para participar do banquete, quando as portas se abrirem será necessário apresentar o bem realizado na caminhada existencial. Não existe fé cristã sem a caridade. O amor ao próximo nos habilita a estarmos no banquete final, junto ao noivo, que é Jesus. Como é maravilhoso saber que uma festividade, no céu, espera por todos aqueles que não cansam de fazer o bem! Cuidemos do “óleo” que conserva a alegria, a esperança e o sonho de um mundo novo, repleto de amor e de justiça.”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça um balanço de sua vida. Você se encontra no caminho de Jesus?
Toda e qualquer atitude tem suas consequências: você é vigilante nesse sentido?
Como está seu investimento espiritual? Coloque-se diante da Palavra e esteja atento/a ao que o Senhor diz ao seu coração.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra foi lhe revelando e peça a graça de continuar na estrada de Jesus

Conclua com a oração:
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?
Procurarei estar desperto/a aos sinais de Deus que se manifestam nos acontecimentos, nas relações e na Criação.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A partir deste momento, a temática da vigilância retornará muitas vezes nas leituras. Estamos à espera e em busca do noivo. Precisamos manter a lamparina acesa, pois não se conhece o momento do encontro. É essa tensão dinâmica entre busca e encontro que o sábio propõe na primeira leitura. Ele faz o elogio à Sabedoria, marcada por brilho e vigor. Ela se dá a conhecer, deixa-se ser amada e encontrada por aqueles que a procuram. Mas não somente: ela se antecipa, vai ao encontro e procura os que a merecem. Quem a busca e a encontra, vive uma vida cheia de sentido, pois encontrou a pérola preciosa de sua existência. A Sabedoria, na verdade, é Cristo. No trecho do Evangelho, Jesus conta uma parábola com essa mesma dinâmica. Há uma festa de casamento diferente: o noivo está para chegar; em vez da noiva, há dez moças acompanhantes, divididas em dois grupos: cinco prudentes e cinco insensatas. Tudo gira em torno do discernimento e da vigilância. A vinda do noivo levanta a pergunta pela existência ou não de azeite na lamparina e no recipiente reserva. O matrimônio é símbolo da aliança de Deus conosco. No texto, há claras alusões ao Cântico dos Cânticos, especialmente com o tema da busca do amado, e ao Livro dos Provérbios, capítulo 9, com a alusão ao banquete da sensatez. Toda tensão narrativa diz respeito à hora da chegada do noivo e ao fato de se ter ou não azeite reserva. O azeite de oliva, além de ser usado na cosmética, na alimentação e na medicina, era usado para a iluminação e o culto ao Senhor. A lâmpada com azeite diz respeito à vigilância noturna. Há uma responsabilidade pessoal em manter-se desperto e com a lâmpada acesa (Pv 31,18; Ap 18,22). O noivo está demorando. A parusia foi adiada. O banquete começa muito tarde. Devemos esperá-lo de modo vigilante. A espera não consiste apenas em invocá-lo: “Senhor, Senhor!”. Quem não fez o discernimento com sensatez e não está pronto para acompanhar o noivo, fica do lado de fora da sala do banquete. O que significa “estar pronto”? Ter a lâmpada acesa com o azeite da caridade e da justiça, e construir a casa da vida sobre a rocha, que é Cristo. A caridade expressa nossa esperança. Neste tempo de espera, nem cabe fuga nem acomodação ao mundo. É preciso manter a sadia tensão, tendo clareza de que o critério da vigilância está no plano da práxis. Quem agiu dessa maneira, como Paulo nos ajuda a compreender na segunda leitura, herdará o convívio com o Senhor para sempre.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.