Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/02/2025

7º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Eclo 1,1-10 Salmo: Sl 92(93) - O Senhor tornou-se rei.
evangelho
Tudo é possível para aquele que crê - Mc 9,14-29

E, tendo chegado onde estavam os discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e escribas discutindo com eles. Logo toda a multidão o viu, foi tomada de admiração e acorreu para saudá-lo. E perguntou-lhes: “Por que discutis com eles?” Alguém da multidão lhe respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Onde quer que se apodere dele, atira-o no chão, e ele espuma, range os dentes e fica enrijecido. Eu disse a teus discípulos que o expulsassem, mas não foram fortes”. Ele respondeu-lhes: “Ó geração incrédula! Até quando estarei junto a vós? Até quando terei de suportar-vos? Trazei-o a mim!” E trouxeram-no até ele. Logo que o viu, o espírito o contorceu e, tendo caído no chão, rolava espumando. E perguntou ao pai dele: “Há quanto tempo isso lhe acontece?” Ele disse: “Desde a infância. Muitas vezes o jogou no fogo ou na água para fazê-lo perecer. Mas, se podes alguma coisa, socorre-nos compadecido de nós!” Jesus lhe disse: “Se podes? Tudo é possível para aquele que crê”. Logo o pai da criança gritou: “Creio. Socorre-me na incredulidade!” Vendo Jesus que uma multidão acorria, repreendeu o espírito impuro, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e nunca mais entres nele!” Tendo gritado e sacudido muito, saiu. E o menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: “Morreu”. Mas Jesus, tendo-lhe segurado a mão, levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando entrou em casa, seus discípulos, em particular, perguntavam-lhe: “Por que nós não pudemos expulsá-lo?” Disse-lhes: “Esta espécie com nada pode sair, senão com oração e jejum”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém.
Em oração silenciosa, coloque-se na presença de Deus tomando consciência de que este momento é para o encontro com o Senhor que fala ao seu coração através da Palavra revelada.
Espírito Santo de Deus, ascende em mim o fogo do teu amor, afasta todos os obstáculos que me impedem de estar em intima união com a Palavra que vou meditar e orar, ajuda-me a escutar, com todo o meu ser, o Deus da Vida e da História.



Peçamos ao Senhor sua luz e sua graça para rezar bem a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida:

Leitura (Verdade)

A Palavra vem nos ensinar que longe do Evangelho, longe da fé, do amor misericordioso, longe da oração vital é impossível a cura de nossas enfermidades e a realização plena do ser humano.

Evangelho: Mc 9,14-29 “E, tendo chegado onde estavam os discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e escribas discutindo com eles. Logo toda a multidão o viu, foi tomada de admiração e acorreu para saudá-lo. E perguntou-lhes: “Por que discutis com eles?” Alguém da multidão lhe respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Onde quer que se apodere dele, atira-o no chão, e ele espuma, range os dentes e fica enrijecido. Eu disse a teus discípulos que o expulsassem, mas não foram fortes”. Ele respondeu-lhes: “Ó geração incrédula! Até quando estarei junto a vós? Até quando terei de suportar-vos? Trazei-o a mim!” E trouxeram-no até ele. Logo que o viu, o espírito o contorceu e, tendo caído no chão, rolava espumando. E perguntou ao pai dele: “Há quanto tempo isso lhe acontece?” Ele disse: “Desde a infância. Muitas vezes o jogou no fogo ou na água para fazê-lo perecer. Mas, se podes alguma coisa, socorre-nos compadecido de nós!” Jesus lhe disse: “Se podes? Tudo é possível para aquele que crê”. Logo o pai da criança gritou: “Creio. Socorre-me na incredulidade!” Vendo Jesus que uma multidão acorria, repreendeu o espírito impuro, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e nunca mais entres nele!” Tendo gritado e sacudido muito, saiu. E o menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: “Morreu”. Mas Jesus, tendo-lhe segurado a mão, levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando entrou em casa, seus discípulos, em particular, perguntavam-lhe: “Por que nós não pudemos expulsá-lo?” Disse-lhes: “Esta espécie com nada pode sair, senão com oração e jejum”. “

“Até quando terei de suportar-vos?”, diz o Mestre numa evidente impaciência. Quem de nós nunca fez a mesma exclamação por algum motivo? Jesus era igual a qualquer pessoa no que se refere aos sentimentos humanos. A diferença está na capacidade instantânea que ele possuía de tornar a situação positiva. Isso porque o seu foco era sempre a urgência de ajudar alguém. E assim foi com aquele pai apavorado, que via no provável ataque epilético do menino a ação maligna de um demônio mudo. Mas por que, exatamente, a impaciência do Senhor? A causa parece ser a falta de fé daquela “geração incrédula”, que admirava e saudava Jesus onde ele chegasse, mas que não tinha confiança em Deus como ele ensinava. “ (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Pobres de nós, que tantas vezes achamos que podemos tudo, que já aprendemos a vencer o mal, que temos as técnicas para detectar o que se passa com o próximo e que temos domínio sobre todas as enfermidades.
Você se julga especialista nas Escrituras? Especialista na arte do aconselhamento?
Como você avalia sua postura ao dirigir-se ao irmão/ã para ajudar na superação de suas dificuldades e sofrimentos?
Você se considera servo da Palavra, mediador da graça divina, ciente de que no intimo do outro, somente Deus pode operar? Em silêncio, reveja seu comportamento nas relações de ajuda fraterna.....

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor com todas as pessoas que estão em seu coração, faça a sua oração e peça as graças que deseja alcançar para você e para o seu próximo.
Lembre-se das palavras de Jesus no Evangelho: “Tudo é possível para quem tem fé”. Deus está com você e escuta suas preces....

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Aceitar a palavra de Deus com a simplicidade de uma criança. Fazer jejum e oração para aquelas necessidades mais difíceis.

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Em meio à discussão entre os discípulos e os escribas, é trazido um menino com espírito mudo. Pode se supor também sintomas de epilepsia. O fato é que, no mundo antigo, esse tipo de comportamento é atribuído a um espírito mal. Como Messias que vem instaurar o Reino e banir o mal, o texto, cujo ápice se encontra na expulsão do espírito mudo e surdo, também aborda o tema da fé e da própria ressurreição. Os discípulos não foram capazes de realizar o exorcismo no menino. Ainda são fracos na fé. O próprio pai reconhece também sua incredulidade. Suplica compaixão pela situação do menino, mas também para socorrer sua falta de fé. Jesus assegura que crer é condição essencial para Deus realizar, inclusive, o impossível aos olhos humanos. Respondendo “creio”, o homem permite a ação messiânica, que aponta para o mistério pascal do Cristo. O mal é vencido. O menino, quase morto, é tomado pela mão, levantado e posto de pé por Jesus; gestos que denotam a ressurreição. Isso é testemunho para os discípulos, que também são chamados a agir pela força da oração .

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.