Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/12/2023

1º Domingo do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 25,6-10a Salmo: Sl 23(22) - Apenas bondade e lealdade me perseguirão.
evangelho
Todos comeram e ficaram saciados - Mt 15,29-37

Jesus partiu dali e foi para as margens do mar da Galileia. Subiu no monte e ficou sentado ali. Acorreram a ele grandes multidões levando consigo coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros; colocavam-nos a seus pés e ele os curava. A multidão estava admirada ao ver os mudos falarem, os aleijados serem curados, os coxos andarem e os cegos verem. Todos glorificavam o Deus de Israel. Tendo convocado seus discípulos, Jesus lhes disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Não quero despedi-los em jejum, porque poderiam desfalecer pelo caminho”. Os discípulos lhe disseram: “E, num lugar desértico, onde poderíamos providenciar pão suficiente para saciar tal multidão?” Jesus lhes perguntou: “Quantos pães tendes?” Responderam: “Sete e alguns peixinhos”. Ele mandou a multidão recostar-se por terra, tomou os sete pães e os peixes, pronunciou a ação de graças, partiu-os e os deu aos discípulos; e os discípulos os deram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; ainda recolheram os pedaços que sobraram: sete cestas cheias.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O evangelista Mateus hoje nos apresenta mais um traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas. O Senhor convoca então os seus discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes, saciar a fome e libertar os que sofrem.


Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Procure identificar o contexto do relato. Quem são as pessoas que procuram por Jesus, os doentes, famintos? Imagine o que sentia Jesus quando via a multidão desamparada, que todos os dias ia ao seu encontro....
E qual é a missão que os discípulos são chamados a assumir?

Evangelho: Mt 15,29-37 Jesus partiu dali e foi para as margens do mar da Galileia. Subiu no monte e ficou sentado ali. Acorreram a ele grandes multidões levando consigo coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros; colocavam-nos a seus pés e ele os curava. A multidão estava admirada ao ver os mudos falarem, os aleijados serem curados, os coxos andarem e os cegos verem. Todos glorificavam o Deus de Israel. Tendo convocado seus discípulos, Jesus lhes disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Não quero despedi-los em jejum, porque poderiam desfalecer pelo caminho”. Os discípulos lhe disseram: “E, num lugar desértico, onde poderíamos providenciar pão suficiente para saciar tal multidão?” Jesus lhes perguntou: “Quantos pães tendes?” Responderam: “Sete e alguns peixinhos”. Ele mandou a multidão recostar-se por terra, tomou os sete pães e os peixes, pronunciou a ação de graças, partiu-os e os deu aos discípulos; e os discípulos os deram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; ainda recolheram os pedaços que sobraram: sete cestas cheias.

“Jesus continua sendo a esperança de que o povo tanto precisa. Ele é a resposta para as diferentes situações e necessidades humanas. Com o pouco dos apóstolos, Jesus sacia uma grande multidão. Pedagogicamente, ele alcança o pão material, enquanto nos ensina a partilha. Mas também torna-se Pão na última ceia, para saciar a nossa fome de paz, de justiça, de amor e de solidariedade. O milagre da multiplicação dos pães é atual e está ao alcance de todos. Com compaixão e união, somos capazes de prover o que falta para o momento e, ao mesmo tempo, de transformar as estruturas que permitem que poucos tenham muito pão e a maioria continue com fome. Repartir é uma necessária e instigante missão de amor”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus visitou nossa história. A multidão o reconhece e glorifica o Deus de Israel.
Eu tenho o olhar misericordioso de Jesus para com meu irmão que sofre, que está abandonado, com fome?
Qual minha atitude diante destes irmãos/ãs?
Como acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos e confiada também a mim?

Oração (Vida)

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.
Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!
O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

Contemplação (Vida e Missão)

Quero que minha vida proclame a Boa-Nova de Jesus! Esse é um empenho para a vida de discípulo.

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os milagres são sinais do início dos tempos messiânicos. Mateus faz um sumário de milagres, realizados no monte. Jesus senta-se com a autoridade de alguém que ensina uma palavra nova, confirmada pelas ações salvíficas e libertadoras. Deus visitou nossa história. A multidão o reconhece e glorifica o Deus de Israel. O evangelista passa, então, a um relato de milagre de domínio sobre a natureza, forma clássica de expressão do poder de Deus. Tudo começa com a atitude profunda de Jesus diante do sofrimento das multidões. Ele sente compaixão. O verbo grego significa revolver as entranhas; ter sentimentos de uma mãe diante da dor dos seus filhos; colocar-se no lugar do outro; desenvolver empatia. O problema é a fome do povo. Como outrora, no deserto, Deus não abandona seu povo. O sinal: Jesus multiplica e partilha pães. E todos têm acesso a eles. Comem com abundância. O milagre tem um forte teor eucarístico, especialmente pelos verbos usados: tomou, deu graças, partiu e deu. Sobram sete cestos: nascem comunidades cristãs missionárias alimentadas pela Palavra e pela Eucaristia.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.