Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/09/2020

23ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Cor 9,16-19.22b-27 Salmo: Sl 84(83) - Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
evangelho
Todo discípulo bem formado será como o mestre - Lc 6,39-42

Ele contou-lhes, também, uma parábola: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando não percebes a trave que está no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no teu olho e, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Pela escuta e meditação da Palavra, somos convidados pelo Senhor a viver duas de suas exortações: não julgar os outros e combater a hipocrisia. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Onde você percebe que o julgamento e a hipocrisia estão presentes? Qual é o caminho apontado por Jesus?

“Jesus curou muitos cegos, e estes demonstravam possuir uma nítida iluminação interior. De um deles, Santo Agostinho comenta: “Este cego enxerga muito bem”. Mas há outra categoria de cegos. São os que não têm fé ou discernimento para abraçar o Reino de Deus. Não é difícil perceber nestes cegos os escribas e fariseus. Eles se arvoravam em juízes e guias, levando os outros ao abismo. O exame de consciência é uma prática salutar para o progresso espiritual. É uma autocrítica que não parte do intimismo, mas da Palavra de Deus. Esta postura nos ajudará a perceber nossos defeitos e olhar com tolerância as atitudes do próximo que julgamos erradas. É louvável querer mudar o mundo, mas devemos começar no ponto certo: nós mesmos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Qual é o caminho para o não julgamento dos outros? E para combater a hipocrisia? O que leva o ser humano a julgar o outro e a agir com hipocrisia? O que o Senhor me convida a viver hoje?

Oração (Vida)

Peçamos que o Espírito Santo transforme o nosso coração: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Papa São Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No Livro do profeta Daniel está escrito que, quem ensina a muitos o caminho da virtude, brilhará como estrela no céu. Os pais, os avós, os professores, os pregadores são todos mestres porque ensinam. Jesus disse para fazer o que os escribas ensinavam e não o que eles faziam. Isto significa que é possível ensinar com palavras e não dar o exemplo. O ideal será que, aquele que ouve e entende, possa ver e admirar o que está sendo dito. Ouve as palavras e vê a vida de quem ensina. Paulo dizia, e com coragem, às suas comunidades: “Sejam meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. Jesus nos recomenda no Evangelho a não ficar reparando na vida alheia, exigindo dos outros o que nós mesmos não fazemos. O melhor será somar o que temos de bom e, ajudando-nos, fazer juntos a caminhada. Este com um olho, aquele com uma perna, bem apoiados um no outro, chegarão à meta almejada. Não é nada interessante ver dois cegos caírem num buraco. Faz parte do dom da ciência enxergar a si mesmo e viver sem ilusões. Numa reflexão poética, Fernando Pessoa escreveu: “Nada sabemos da alma senão da nossa; as dos outros são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança no fundo”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.