Fundo
Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/04/2024

3ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 8,1b-8 Salmo: Sl 66(65) - Aclamai a Deus, terra inteira.
evangelho
Todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia - Jo 6, 35-40

Texto – Disse‑lhes Jesus: “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim eu não o lançarei para fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A multidão que estava com Jesus viu o sinal da multiplicação dos pães, mas não viu a sua pessoa, como o Cristo, o Salvador. Mas nosso Deus, cheio de amor e bondade, não se cansa de convidar e procurar em primeiro lugar não o pão material que apenas nutre o corpo, mas o alimento espiritual que garante a totalidade de seu amor: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede…”.




Oremos: Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Essa história, acontecida a tantos séculos atrás, na época de Jesus, continua a se repetir conosco ainda hoje. Vamos ler com atenção o Evangelho que segue, e mergulhar na águas límpidas e profundas da salvação ao invés de nos debater em poços rasos, por vezes sujos e lamacentos.

Evangelho: Jo 6,35-40 “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim eu não o lançarei para fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

“O Pai recusa-se a abandonar o ser humano. Mesmo reconhecendo a fragilidade extrema em que a nossa liberdade se constrói e mesmo diante de nossa incredulidade, ele não desiste de crer, de confiar, de esperar por nós. Somos esculpidos com essa esperança de que ele não abandona a própria obra. Por amor a nós, enviou ao mundo seu Filho amado, feito pão, palavra, caminho, verdade e vida. O desejo do Pai é que nenhum ser humano se perca. Essa garantia nos é dada por aquele que é o Pão da vida. Jesus é nosso pão, e, quando rezamos “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”, estamos pedindo ao Pai não apenas que nos dê o alimento para o corpo como também, e sobretudo, que nos dê Jesus, garantia de vida eterna”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A afirmação de Jesus neste Evangelho nos enche de alegria e esperança. Somos amados e alimentados gratuitamente pela bondade amorosa de nosso Deus. Só precisamos orar, vigiar e confiar.
Como você vive sua fé? É um pão que alimenta sua caminhada ou um simples bálsamo sem foco e confiança na Pessoa de Jesus?
O Pai nos ama e nos busca, mas nós podemos impedir que seu amor infinito nos salve. Avalie como é seu discipulado com o Mestre, que afirma ser o Pão da Vida.
É Ele meu verdadeiro alimento, minha vida e minha salvação?

Oração (Vida)

Peçamos que o Senhor nos ajude a procurá-lo de todo o coração e com todas as forças. E nos conceda a graça de acolher, com igual disposição, cada irmão e cada irmã no caminho de nossa vida.....

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus? rezar o "Pai-nosso" com a confiança de filho/a muito amado/a por Deus, pode ser uma sugestão prática.

Bênção

- Que o Deus todo-poderoso nos abençoe e nos proteja contra todo pecado.
- Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho nos enriqueça com o dom da imortalidade.
- Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. Amém!

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus é o enviado do Pai para a salvação deste mundo. Quem nele crê tem a vida eterna e ressuscitará no último dia. Estamos no Tempo da Páscoa, tempo da ressurreição do Senhor e da nossa. Se ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Cremos nele, por isso ressuscitaremos no último dia. O último dia é o dia da ressurreição de todos. O último dia marcará o fim dos tempos, o fim deste mundo. O fim para todos ainda não aconteceu e não sabemos como será. Sabemos, porém, que há um último dia para a nossa vida aqui nesta terra. Sabemos que um dia vamos adormecer e logo despertar diante da face do Senhor. “Ao despertar, me saciará vossa presença”, diz o salmista. E assim esperamos com a certeza que nos é dada pela palavra do Senhor ressuscitado. A certeza da morte pode nos entristecer, mas a promessa da imortalidade nos consola. Nossa vida não será tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, recebemos no céu um corpo que não perece. Esta garantia nos é dada por aquele que é o “pão da vida”. Quem come deste pão viverá eternamente. Ele é a salvação do mundo, ele é a vida dos homens e das mulheres, ele é a ressurreição dos mortos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.