Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/10/2023

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Religioso - Ano A - Branca
1ª Leitura: Rm 6,12-18 Salmo: Sl 124(123) - Nosso auxílio está no nome do Senhor.
evangelho
Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe será exigido - Lc 12,39-48

Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, ficai de prontidão, porque, na hora em que me- nos pensais, o Filho do Homem há de vir”. Pedro perguntou: “Senhor, dizes essa parábola para nós ou para todos?” O Senhor disse: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor pôs no comando dos empregados da casa para distribuir-lhes o alimento no tempo certo? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, tendo chegado, encontrar agindo assim. Eu vos digo: verdadeiramente, ele o porá no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo disser em seu coração: ‘Meu senhor tarda em vir’, e começar a maltratar os criados e as criadas, a comer e beber e embriagar-se, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora. Ele o castigará severamente e lhe imporá o destino dos infiéis. Aquele servo que, conhecendo a vontade de seu senhor, não se preparou nem fez conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes; porém, aquele que, por ignorância, fez algo que mereça castigo será açoitado poucas vezes. Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe será exigido”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A ação poderosa de Deus trabalha silenciosa e fielmente respeitando a total liberdade de seus filhos. O administrador do Reino de Deus é discreto, confia na responsabilidade de seus colaboradores, mas fiel e justo em seus propósitos.


Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler este evangelho preste atenção as figuras, as atitudes, a responsabilidade social e as consequências que Jesus apresenta para demostrar como é a dinâmica do Reino de Deus.

Evangelho: Lc 12,39-48 Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, ficai de prontidão, porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem há de vir”. Pedro perguntou: “Senhor, dizes essa parábola para nós ou para todos?” O Senhor disse: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor pôs no comando dos empregados da casa para distribuir-lhes o alimento no tempo certo? Bem-aventurado aquele servo que seu senhor, tendo chegado, encontrar agindo assim. Eu vos digo: verdadeiramente, ele o porá no comando de todas as suas posses. Mas, se aquele servo disser em seu coração: ‘Meu senhor tarda em vir’, e começar a maltratar os criados e as criadas, a comer e beber e embriagar-se, o senhor daquele servo há de chegar no dia em que ele não espera e na hora que ignora. Ele o castigará severamente e lhe imporá o destino dos infiéis. Aquele servo que, conhecendo a vontade de seu senhor, não se preparou nem fez conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes; porém, aquele que, por ignorância, fez algo que mereça castigo será açoitado poucas vezes. Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe será exigido”.

“Ao nos dar a vida, Deus nos cumulou de preciosos dons. Viver é estar sempre atento para não desperdiçar e menosprezar o que cada um recebeu do Senhor. Por isso, Jesus recorda que, quem recebeu muito, terá de prestar contas de tudo. Quanto maior a quantidade de dons, maior a responsabilidade. Alguns pensam que viver é difícil. É claro que nem todos possuem o necessário. Porém, se cada qual fizer a sua parte e descobrir a sua missão neste mundo, as bênçãos dos céus serão abundantes. Viver com atenção é uma escolha que pode render muitos frutos espirituais e materiais. É lamentável perceber o descaso para com a vida, quando não há preocupação com a salvação eterna. Viver é um ato maravilhoso”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou com os discípulos em parábolas e agora fala com você, mas é necessário que você o busque, o escute, esteja vigilante e em prontidão.
Qual sua contribuição, pequena, mas sincera e responsável, para a construção de uma sociedade mais próxima do Projeto de Deus?
Como você valoriza as pequenas atitudes construtivas para a sua “casa” e a “casa comum” da humanidade?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia o apelo que o Senhor lhe fez? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Já se passaram cinquenta anos desde a cruz e a ressurreição. A Igreja continua sua missão entre fé e incertezas. Há certa inquietude em relação à parusia. Jesus responde com duas parábolas: o dono da casa e o ladrão; e o senhor e o administrador. Não importa saber o dia ou a hora da vinda do Senhor. O que verdadeiramente importa é a fidelidade e a vigilância. “Ficai preparados!”: esse é o pedido de Jesus. O critério fundamental é o amor que se faz serviço, ponto central da segunda parábola. O administrador fiel é imagem dos apóstolos; no tempo de Lucas, são os responsáveis pelas comunidades cristãs. Eles devem cuidar de pessoas, especialmente da caridade. Lucas acrescenta um fato: o Senhor está demorando. A parusia é adiada. A pergunta, então, é: como a Igreja deve agir, já que o Senhor está demorando? A Igreja, especialmente seus líderes, deve manter uma vida fervorosa de oração, a escuta atenta da Palavra, a vivência da comunhão eucarística, a prática da caridade e da justiça, e a força da missão querigmática. “É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor!”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.