Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/07/2024

15º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Am 7,12-15 Salmo: Sl 85(84) - Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia. 2ª Leitura: Ef 1,3-14
evangelho
Tendo saído, proclamavam que se convertessem, expulsavam muitos demônios, ungiam com azeite muitos enfermos e os curavam - Mc 6,7-13

Convocou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. Prescreveu-lhes que nada tomassem para o caminho, a não ser um cajado apenas, nem pão, nem bolsa, nem cobre no cinto, mas fossem calçados com sandálias e não vestissem duas túnicas. Dizia-lhes: “Onde quer que entreis em uma casa, ali permanecei até partirdes dali! Se o lugar não vos receber nem vos escutar, ao sairdes dali, sacudi o pó que está debaixo de vossos pés como testemunho para eles!” Tendo saído, proclamavam que se convertessem, expulsavam muitos demônios, ungiam com azeite muitos enfermos e os curavam.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

15º Domingo do tempo Comum. Na presença do Senhor abra seu coração, sua mente para compreender o Evangelho que a liturgia nos apresenta neste dia.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”




No Evangelho deste Domingo vemos Jesus que se põe ao lado de seus discípulos e os ensina, os motiva para o anúncio do Evangelho.

Leitura (Verdade)

Jesus primeiro faz o chamado para estar com Ele, depois envia seus discípulos em missão. Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

Evangelho: Mc 6,7-13 Convocou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. Prescreveu-lhes que nada tomassem para o caminho, a não ser um cajado apenas, nem pão, nem bolsa, nem cobre no cinto, mas fossem calçados com sandálias e não vestissem duas túnicas. Dizia-lhes: “Onde quer que entreis em uma casa, ali permanecei até partirdes dali! Se o lugar não vos receber nem vos escutar, ao sairdes dali, sacudi o pó que está debaixo de vossos pés como testemunho para eles!” Tendo saído, proclamavam que se convertessem, expulsavam muitos demônios, ungiam com azeite muitos enfermos e os curavam.

“Quem chama é o mesmo que envia os doze apóstolos, dois a dois, recomendando-lhes absoluto desprendimento. Também hoje, Jesus nos convoca a caminhar em unidade, superando o individualismo e o apego a tudo o que é supérfluo para a missão. Pessoalmente, o apóstolo não necessita de muita coisa para evangelizar, porque a Providência divina é pródiga e o poder do Espírito Santo age sobre nossa pequenez. Jesus atribui a si os poderes do próprio Deus e comunica aos seus discípulos na missão o mesmo poder que ele tem: pregar o Evangelho e expulsar o mal. Este texto de Marcos nos convida a refletir sobre a mensagem de Jesus e entender seu significado no coração das diferentes culturas nas quais vivemos hoje” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É por causa de Jesus que os discípulos têm força e motivação para colocar-se a serviço do Reino de Deus.
Permaneça por alguns instantes em silêncio para que o Senhor fale ao seu coração.

A proposta de Jesus é clara: não ao ódio, não à violência, não à dominação, não à ganância; sim ao perdão, à liberdade, à partilha, à justiça e à paz .
Por qual caminho você segue Jesus?

Oração (Vida)

O Espírito Santo é quem nos educa quem nos ensina, nos prepara e nos conduz para que possamos perseverar até o fim. Vinde, pois, Espírito Santo de Deus!
Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa cumprir a missão que me confiastes.

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você quer que a Palavra de Deus esteja presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus não trabalha sozinho, não pretende completar sozinho a sua missão; por isso, desde o início escolheu colaboradores. Os quatro primeiros agora são Doze, para anunciar o Evangelho de Deus e pescar gente, para tornarem sempre mais próximo de todos o Reino de Deus, que está acontecendo no tempo que se completou. Jesus os envia dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. O evangelista São Marcos diz só isto: “Enviou-os dois a dois com poder sobre os espíritos impuros”. Partem em missão para combater o poder demoníaco, isto é, partem para devolver às pessoas a dignidade perdida. Afinal, no paraíso, o que o demônio fez foi tirar a dignidade dos primeiros pais, levando-os a uma decisão errada. Os discípulos não devem levar nada pelo caminho, a não ser um cajado, simbolicamente para matar a serpente. Partem confiando na Providência e testando a própria capacidade de se fazer aceitar. Não levam comida nem dinheiro, vão de sandálias com uma só túnica. Foram, proclamaram a conversão, expulsaram demônios, ungiram e curaram doentes. Sabiam que podiam não ser bem recebidos. Tinham visto a acolhida que não foi dada a Jesus em Nazaré. No seu tempo, Amós, que não era profeta de profissão, sentiu na própria pele a rejeição. Mandaram-no profetizar em outro lugar. Amós estava apenas obedecendo à ordem de Deus. “Um leão rugiu, quem não temerá? O Senhor Deus falou, quem não profetizará?”, lemos no livro de suas profecias. Naquele tempo havia comunidades de profetas, viviam juntos, rezavam, falavam em línguas em um tipo de transe. Amós não pertencia a esse grupo. Ele cuidava de rebanho e plantava árvores, quando Deus o chamou. Sentiu o chamado e partiu para o Reino do Norte, onde exerceu seu ministério não sem dificuldade, até ser expulso de Betel pelo sacerdote Amasias. Jesus previne seus apóstolos de que essas coisas acontecem. Sacudam o pó dos pés e sigam adiante. Apóstolos e discípulos foram chamados no início porque o tempo tinha se completado e o Reino estava próximo. Hoje lemos na Carta aos Efésios que Deus nos fez conhecer o mistério da sua vontade, como o fez a Amós, para levar à plenitude o tempo estabelecido e fazer Cristo cabeça de todo o universo. Na prática, inaugurar o tempo de Jesus Cristo e dar início a seu Reino de libertação de todos os males e de todas as dominações. Simbolicamente, sair do tempo fechado de sete dias que se repetem em uma infinda monotonia e entrar no oitavo dia, o dia da criação inteiramente acabada, o dia da ressurreição de Cristo, da vitória da vida sobre a morte. Isto acontece quando somos batizados na água e no Espírito, batismo que era feito entrando em uma piscina com oito ângulos, sendo o oitavo a porta de saída da prisão do tempo para a eternidade.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.