Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/10/2023

29º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21 Salmo: Sl 40(39) - Meu Deus, aprecio fazer tua vontade.
evangelho
Tende cingida a cintura, e acesas as lâmpadas - Lc 12,35-38

Tende cingida a cintura, e acesas as lâmpadas. Sede como aqueles que esperam seu senhor regressar de uma festa de casamento para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Bem-aventurados aqueles servos que o senhor encontrar vigiando quando chegar. Amém, eu vos digo: ele mesmo cingirá sua cintura, os fará reclinar à mesa e começará a servi-los. E, caso ele chegar pela segunda ou terceira vigília, e os encontrar assim, bem-aventurados são eles.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus nos convida à vigilância. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.
Reze com esta canção:



O espírito de constante vigilância é uma condição para não sermos surpreendidos com a imagem da porta fechada. O Evangelho nos lembra que essa vigilância exige grande esforço da parte de cada um. Deus não nos salva sem a nossa colaboração.

Leitura (Verdade)

A vigilância, a abertura da percepção dos sinais e a disposição para responder aos convites de Deus é muito frequente nos ensinamentos de Jesus. Leia com atenção cada figura, símbolo ou atitude que o Mestre nos fala no evangelho da liturgia, hoje:

Evangelho: Lc 12,35-38 “Tende cingida a cintura, e acesas as lâmpadas. Sede como aqueles que esperam seu senhor regressar de uma festa de casamento para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Bem-aventurados aqueles servos que o senhor encontrar vigiando quando chegar. Amém, eu vos digo: ele mesmo cingirá sua cintura, os fará reclinar à mesa e começará a servi-los. E, caso ele chegar pela segunda ou terceira vigília, e os encontrar assim, bem-aventurados são eles.”

“Viver atentamente o maravilhoso dom da vida é o convite que Jesus, hoje, nos dirige. A distração nunca auxiliou para uma vida alegre e realizada. Ao convidar à vigilância, Jesus recorda que Deus se manifesta a todo instante e espera encontrar em nós um coração generoso e amável. A vida é um significativo instante e a partida, uma incógnita. Ninguém sabe o dia e a hora. Ao invés de viver preocupado e receoso, é aconselhável estar com o coração sempre preparado e com os compromissos em dia. Como é bonita a vida de quem é humilde e sempre disponível à ação de Deus! A velocidade do mundo tem distraído muitas pessoas. Que possamos viver uma profunda sintonia com o Pai, através do Espírito Santo”.(Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Olhando minha vida no presente, o que Deus me diz?
Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala necessidade de estarmos atentos, despertos e vigilantes...
Qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta em seu coração.

Oração (Vida)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o/a convida a viver neste dia.
Peça ao Senhor a graça de viver com humildade e simplicidade do coração e a graça da vigilância continua e confiante na misericórdia de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

À luz da Palavra: “Bem-aventurados aqueles servos que o senhor encontrar vigiando quando chegar.!” o que a Palavra o/a convida a viver neste dia?
Verbalize uma atitude sobre a qual você quer estar vigilante.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Na Bíblia, a cintura pélvica e os rins sinalizam a região de onde provém a vida, os órgãos sexuais e reprodutores. Por isso, são símbolo da virilidade, da força e do vigor. Os rins cingidos são símbolos de prontidão para o trabalho, para a caminhada ou para a guerra, e de vigilância para qualquer situação inesperada. Estar cingido é estar disponível. A prontidão e a vigilância são confirmadas pela lâmpada acesa, como também pela aplicação que Jesus faz na história do patrão que está para chegar de viagem, no meio da noite, vindo de uma festa de casamento. A lamparina acesa é vigilância, em meio ao escuro, à incerteza e ao perigo. As comunidades cristãs primitivas imaginavam que a vinda gloriosa de Jesus seria muito em breve. A essa vinda se chama “parusia”. Depois, a parusia foi sendo adiada. A pergunta, então, era: como esperar o Senhor, que vem como juiz e senhor dos vivos e dos mortos? Em prontidão, por meio da oração e da vivência da justiça e da caridade. O Senhor vem de uma festa de casamento, símbolo da aliança com seu povo, selada no sangue do seu Filho. Assim, como Jesus ensinou: ele não veio para ser servido, mas para servir. Ele próprio vai cingir-se e nos servirá.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.