Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/06/2023

São Justino, Mártir - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Eclo 42,15-26 Salmo: Sl 33(32) - Pela palavra do Senhor, os céus foram feitos.
evangelho
Tem confiança, levanta te, ele te chama - Mc 10,46-52

Chegaram a Jericó. Quando ele estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, o filho de Timeu, Bartimeu, um cego mendigo, estava sentado à beira do caminho. Tendo ouvido que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais forte: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus parou e disse: “Chamai o”. E chamaram o cego, dizendo lhe: “Tem confiança, levanta te, ele te chama”. Ele, tendo jogado para longe seu manto, deu um salto e foi para perto de Jesus. Dirigindo se a ele, Jesus disse: “Que queres que te faça?” O cego disse lhe: “Rabuni, que eu volte a ver”. Jesus lhe disse: “Vai, tua fé te salvou”. E logo voltou a ver e o seguia no caminho.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”. Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus; reconhecer nossa pequenez e cegueira diante do Mistério Divino. Coloquemo-nos na presença da Palavra com a atitude do cego Bartimeu: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção este Evangelho. Quem seguia Jesus? Onde estava Bartimeu? O que fazem os ouvintes diante da oração forte, saída das entranhas, que o cego faz ao ouvir falar de Jesus? Qual a atitude do cego ao ouvir falar que Jesus o chama?

Evangelho: Mc 10,46-52: Chegaram a Jericó. Quando ele estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, o filho de Timeu, Bartimeu, um cego mendigo, estava sentado à beira do caminho. Tendo ouvido que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais forte: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus parou e disse: “Chamai-o”. E chamaram o cego, dizendo lhe: “Tem confiança, levanta te, ele te chama”. Ele, tendo jogado para longe seu manto, deu um salto e foi para perto de Jesus. Dirigindo-se a ele, Jesus disse: “Que queres que te faça?” O cego disse lhe: “Rabuni, que eu volte a ver”. Jesus lhe disse: “Vai, tua fé te salvou”. E logo voltou a ver e o seguia no caminho.

“Em todos os tempos, à beira das estradas, facilmente são encontrados humanos desfigurados por sistemas que privilegiam alguns em detrimento de outros. Jesus não fica indiferente diante de um mendigo cego que grita por ajuda. Mesmo sendo reprimido pela população, o cego foi insistente, pois acreditava na compaixão de Jesus. Este, então, devolve-lhe a visão e acrescenta-lhe dignidade, a ponto de ele tornar-se seguidor de Jesus. A fé daquele cego foi a condição para a realização do milagre. Jesus não se limitou à cura física, mas lhe deu condições de enxergar a salvação. Também suplicamos a cura das cegueiras, advindas da falta de fé em Jesus, que nos quer libertar das amarras da acomodação.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida.
O que este relato diz para mim hoje?
Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer?
Muitos sentiram-se incomodados com os gritos do cego. Eu aceito o jeito de cada um expressar sua fé em Deus? (em silêncio, chorando, gritando, de joelhos ou dançando...) Aceito o caminho da diversidade com que Deus acolhe cada um individualmente?
Jesus disse: “Que queres que te faça?” Se Jesus lhe fizer esta pergunta o que você pediria?

Oração (Vida)

Esta é a hora de falar, gritar, louvar o Senhor. Expresse o que seu coração quer falar para Ele, o Filho do Deus Vivo.....

Depois pode concluir com esta belíssima oração de S. Crisostomo:
“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo)

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ordem de Jesus para com o cego: “chamai-o!”. (...) E logo o cego voltou a ver e seguia Jesus no caminho. Qual sua atitude a partir da escuta atenta deste relato?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está a caminho da cruz, em Jerusalém. Jericó é a última cidade antes de chegar a Jerusalém. Na saída da cidade, há um cego. Ele é mendigo e pede esmola à beira do caminho. Doente e excluído, sua única esperança é Jesus. Dirige-se a Jesus, inicialmente, como filho de Davi, o que revela uma compreensão imperfeita de sua identidade. Ele deseja um messias político, que venha satisfazer as necessidades imediatas do povo. Os presentes o repreendem; Jesus o chama e o acolhe. Sem o saber, eles lhe transmitem uma mensagem típica da ressurreição: “Coragem, levanta-te!” Sua súplica diante de Jesus é tocante. Agora, já o chama de mestre: “Que eu veja!” Jesus conduz o discurso para o nível da fé. Ela cura, liberta e refaz. É um verdadeiro processo de iluminação, elemento central da teologia batismal. O último dado é mais explícito: “seguia Jesus pelo caminho”. É a confirmação da cura física, mas também da experiência do discipulado e do seguimento.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.