Fundo
Segunda-feira, 12 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/05/2025

Ss. Nereu e Aquiles – S. Pancrácio - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 11,1-18 Salmo: Sl 41(42) - Minha alma ficou com sede de Deus.
evangelho
Sou eu a porta. Quem entrar por mim será salvo: entrará e sairá e encontrará pastagem. - Jo 10,1-10

Amém, amém, eu vos digo: quem não entra no pátio das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, este é ladrão e bandido. Quem, porém, entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este, o porteiro abre, e as ovelhas ouvem sua voz, e ele chama seu rebanho, cada ovelha por seu nome, e as leva para fora. Quando todas as suas ovelhas saíram, caminha à frente delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem-lhe a voz. A um estranho, porém, não seguirão, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos”. Jesus lhes propôs essa comparação. Eles, porém, não compreenderam de que lhes falava. Então, novamente, Jesus disse: “Amém, amém, eu vos digo: sou eu a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não os ouviram. Sou eu a porta. Quem entrar por mim será salvo: entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, sacrificar e fazer perecer. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No evangelho deste tempo pascal Jesus continua reafirmar que Ele, somente Ele é o caminho, a porta e o pastor que pode nos conduzir ao Pai. O único mediador, o Filho de Deus Altíssimo. Nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.
Jesus, eu creio que estás aqui, em mim e em nosso meio. Ajuda-me a permanecer na tua presença e fazer deste momento de comunhão com tua Palavra o alimento para minha vida.



Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus, de fato, é o lugar da presença de Deus no meio dos homens, o caminho único e verdadeiro que dá acesso ao Pai e ao Templo de Deus no meio da humanidade. Leia e medite este Evangelho fazendo esta comunhão com o coração agradecido e aberto a ação da Palavra em sua vida.

Evangelho: Jo 10,1-10 “Amém, amém, eu vos digo: quem não entra no pátio das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, este é ladrão e bandido. Quem, porém, entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este, o porteiro abre, e as ovelhas ouvem sua voz, e ele chama seu rebanho, cada ovelha por seu nome, e as leva para fora. Quando todas as suas ovelhas saíram, caminha à frente delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem-lhe a voz. A um estranho, porém, não seguirão, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos”. Jesus lhes propôs essa comparação. Eles, porém, não compreenderam de que lhes falava. Então, novamente, Jesus disse: “Amém, amém, eu vos digo: sou eu a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não os ouviram. Sou eu a porta. Quem entrar por mim será salvo: entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, sacrificar e fazer perecer. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

“Quem viaja pelo Oriente Médio vê pastores com seus animais, tais quais nos tempos bíblicos. O pastor, nas Escrituras judaicas, é figura da bondade de Deus. Abraão, pai da fé bíblica, deixou o oásis de Arã e peregrinou, de um canto a outro da terra de Canaã, atrás de água e pastagem para os rebanhos. Era generoso e solidário, o que lhe mereceu a fama de Ab-Arã, “nosso pai de Arã”, na voz dos pobres da região. Os pais e mães do Povo de Deus – Sara, Isaac, Rebeca, Jacó, Raquel – foram pastores e pastoras, e, como eles e elas, os descendentes cuidaram dos rebanhos até o tempo de Jesus. O Senhor dá um passo a mais e chama pelo nome toda pessoa que escuta e conhece a voz dele e segue seus passos.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A comparação que Jesus faz é para demostrar o zelo, o carinho que Ele tem para com os seus discípulos. Ele os conhece pelo nome, alimenta, protege, educa e encoraja com o máximo desvelo.
Como é seu discipulado com Jesus? Você se deixa alimentar, educar e – quando for preciso - deixa-se carregar com pleno abandono e confiança?
O que Jesus lhe diz por meio do Evangelho de hoje?

Oração (Vida)

Senhor, preciso de direção e, por isso, te peço: vem ao meu encontro, mostra-me tua face, segura em minhas mãos, para que eu possa sentir tua força, tua direção e teu amor.
Senhor, pastor bom e carinhoso, transforma-me em discípulo/a obediente à tua voz, fiel e dócil a tua palavra. Ajuda-me a desenvolver no coração o mesmo amor com que amas a cada um de nós.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus, que o/a convida a seguir em seu caminho, passar pela porta da verdade, do amor e da vida.
Verbalize o apelo que Deus faz ao seu coração, hoje?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Na conversa com os fariseus, líderes do povo de Israel, Jesus conta-lhes a alegoria do pastor que conduz as ovelhas pela porta do redil. A imagem é muito comum na cultura palestinense; inclusive, em Ezequiel 34 há uma denúncia contra os líderes do povo, comparados a maus pastores que não cuidam das ovelhas e se aproveitam delas como verdadeiros mercenários. Deus é aquele que ama e cuida das ovelhas de Israel, sendo capaz de reuni-las, livrando-as das ameaças dos inimigos. Por isso, as ovelhas, ao conhecerem sua voz, se deixam conduzir por ele. Já o pastor conhece cada uma pelo nome. Há intimidade entre eles. O amor entre eles é capaz de banir qualquer voz estranha que ameace a harmonia do rebanho. Jesus é a porta vigiada pelo Bom Pastor e pela qual se entra no Reino, alcançando assim a salvação. Ele oferece o verdadeiro alimento e a segura proteção, resultando em uma vida de abundância. Os fariseus não compreendem a mensagem; estão insensíveis ao apelo de cuidar do povo que está perecendo. Busquemos a porta que nos leva ao Bom Pastor e colaboremos no pastoreio das ovelhas dispersas pelo mundo!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.