Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/12/2023

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ml 3,1-4.23-24 Salmo: Sl 25(24) - Senhor, faze-me conhecer teus caminhos.
evangelho
Seu nome é João - Lc 1,57-66

Chegou para Isabel o tempo de dar à luz, e ela gerou um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor lhe concedera abundantemente sua misericórdia e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Pretendiam chamá-lo Zacarias, como seu pai, mas a mãe, tomando a palavra, disse: “De maneira alguma! Chamar-se-á João!” Disseram-lhe: “Não há ninguém com esse nome entre teus parentes”. Por intermédio de gestos, perguntaram ao pai como queria que o menino se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “Seu nome é João”. Todos ficaram admirados. Naquele instante, destravou-se lhe a boca e a língua, e falava, bendizendo a Deus. Um temor apoderou-se de toda a vizinhança. Todos esses fatos eram comentados por toda a região montanhosa da Judeia, e todos os que ouviam guardavam isso em seu coração, dizendo: “Que vai ser desse menino?” Com efeito, a mão do Senhor estava com ele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em um lugar onde a Palavra se encarne e produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Deus se lembra de seu povo e jamais o esquece em sua misericórdia. O nascimento De João Batista é a manifestação clara da misericórdia do Senhor para conosco.

Evangelho: Lc 1,57-66 Chegou para Isabel o tempo de dar à luz, e ela gerou um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor lhe concedera abundantemente sua misericórdia e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Pretendiam chamá-lo Zacarias, como seu pai, mas a mãe, tomando a palavra, disse: “De maneira alguma! Chamar-se-á João!” Disseram-lhe: “Não há ninguém com esse nome entre teus parentes”. Por intermédio de gestos, perguntaram ao pai como queria que o menino se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “Seu nome é João”. Todos ficaram admirados. Naquele instante, destravou-se lhe a boca e a língua, e falava, bendizendo a Deus. Um temor apoderou-se de toda a vizinhança. Todos esses fatos eram comentados por toda a região montanhosa da Judeia, e todos os que ouviam guardavam isso em seu coração, dizendo: “Que vai ser desse menino?” Com efeito, a mão do Senhor estava com ele.

“O nascimento de João Batista é celebrado festivamente. Mesmo Isabel e Zacarias tendo idade avançada, Deus não deixou de ouvir o clamor deles por um filho. A mudez de Zacarias, até o nascimento do filho, sinaliza a pouca confiança na capacidade da ação salvadora de Deus. As dúvidas marcam a história na caminhada do povo de Deus. Ainda hoje duvidamos facilmente da ação divina, demonstrando, assim, o quanto é necessário crescer e amadurecer a fé. Que o Natal possa nos convidar para contemplarmos a cena do presépio, onde o divino se faz humano, para que os humanos se tornem morada do Menino que vai nascer. Natal é Cristo que, mais uma vez, visita nosso coração e nossos lares. Saudemos Cristo Jesus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O tema central na liturgia deste período é o encontro do divino com o humano em Jesus Cristo, o Emanuel, Deus conosco. Neste mistério do divino com o humano João ocupa o lugar de precursor, aquele que prepara o caminho para o Messias. O silêncio, necessário nestes relatos do Evangelho, é uma indicação clara da necessidade do silêncio para contemplar o mistério da Encarnação. Que este seja um convite para nos prepararmos para o Natal. Silêncio, contemplação e gratidão.
Permaneça uns instantes em silêncio para contemplar o amor gratuito de Deus, a grandeza deste mistério: assumir nossa humanidade para abrir-nos o caminho de retorno ao Pai.
Agradecer porque a mão do Senhor está também sobre cada criatura sua.

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça de levar a bom termo a missão que lhe foi confiada, assim como fizeram Zacarias, Izabel e João.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo em respeitoso silêncio a mão do Senhor redimindo nossa História.
Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Completaram-se os dias da gravidez de Isabel. O nascimento de João é o reconhecimento da misericórdia de Deus para com Isabel e Zacarias. De fato, seus parentes e vizinhos o dizem claramente. Eles se alegram com Isabel, porque Deus a tirou da situação de vergonha e humilhação: a esterilidade. O nascimento de João é um acontecimento maravilhoso. Tudo é inaudito: a anciã estéril; o nome surpresa; a fala de Zacarias recuperada. João, para o cumprimento da Lei, foi circuncidado ao oitavo dia. Esse é o sinal de pertença à aliança com o Senhor. Outro elemento do texto de hoje é a imposição do nome de João, um nome que não existia na família de Zacarias. Isabel toma a iniciativa. Yohanan significa “Deus é favor, graça, misericórdia”. Cena belíssima é a superação da mudez por parte de Zacarias. Quando chega aquele que é a voz que grita no deserto, preparando os caminhos da Palavra, a boca de Zacarias se abre em louvor. Aquele que emudeceu, porque não acreditou plenamente, abre a boca para louvar e profetizar. E todos se perguntam: “O que virá a ser esse menino?”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.