Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/12/2023

1ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 2,1-5 Salmo: Sl 122(121) - Vamos à casa do Senhor.
evangelho
Senhor, não sou digno de que entres sob meu teto, mas basta que digas uma só palavra e meu criado ficará curado - Mt 8,5-11

Ao entrar em Cafarnaum, aproximou‑se dele um centurião implorando‑lhe: “Senhor, meu criado jaz em casa com paralisia, sofrendo terrivelmente”. Ele disse‑lhe: “Devo eu ir para curá‑lo?” Mas o centurião respondeu: “Senhor, não sou digno de que entres sob meu teto, mas basta que digas uma só palavra e meu criado ficará curado. Com efeito, também eu sou um subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. Se digo a um: ‘Vai’, ele vai; ou a outro: ‘Vem’, ele vem; e, se digo a meu servo: ‘Faz isso’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Amém, eu vos digo: em Israel não encontrei ninguém com semelhante fé. E vos digo mais: muitos do Oriente e do Ocidente virão e compartilharão o banquete com Abraão, Isaac e Jacó no Reino dos Céus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abrir-se sinceramente ao Senhor e ouvir sua Palavra é o convite que a liturgia nos faz neste tempo do Advento. A Palavra de Deus e a forma como Ele se faz um de nós, nos enche de coragem para prosseguirmos o caminho da fé.
“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.”


Senhor Jesus, faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faça Senhor Jesus que eu também possa crer em ti, sem mesmo ter todos os conhecimentos da lei ou teologia cristã. Aumenta em mim a humildade que gera a fé, a esperança e o amor. Rezo com a fé do centurião: “Senhor, eu não sou digno/a, mas diga uma palavra e eu serei salvo(a)”. Amém..

Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho perceba o que Jesus diz da fé do centurião. Como este comandante pagão trata os seus servos, o cuidado com o doente, como fala deste empregado.

Evangelho: Mt 8,5-11 Ao entrar em Cafarnaum, aproximou‑se dele um centurião implorando‑lhe: “Senhor, meu criado jaz em casa com paralisia, sofrendo terrivelmente”. Ele disse‑lhe: “Devo eu ir para curá‑lo?” Mas o centurião respondeu: “Senhor, não sou digno de que entres sob meu teto, mas basta que digas uma só palavra e meu criado ficará curado. Com efeito, também eu sou um subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. Se digo a um: ‘Vai’, ele vai; ou a outro: ‘Vem’, ele vem; e, se digo a meu servo: ‘Faz isso’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Amém, eu vos digo: em Israel não encontrei ninguém com semelhante fé. E vos digo mais: muitos do Oriente e do Ocidente virão e compartilharão o banquete com Abraão, Isaac e Jacó no Reino dos Céus.

“A falta de saúde, no tempo de Jesus e também em nossos dias, coloca as pessoas em movimento, em busca de alternativas. A fé tem um papel extraordinário, além da medicação, no sentido de renovar o ânimo e de alcançar a cura. O centurião, no Evangelho de hoje, não fazia parte do povo da aliança, mas acreditou na força de Jesus e suplicou pela cura do seu servo. Jesus acolhe a todos. O pré-requisito é a fé, que é a condição para que os milagres aconteçam e o coração se transforme. Não há restrições nem limites quanto aos pedidos que podemos elevar aos céus. Porém, a ação de Deus só acontece quando aceitamos mudar de vida e seguir, de forma serena e eficaz, os passos e os gestos de Jesus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Qual palavra do texto encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em você?
Viver com humildade e fé, aproximando-nos de Jesus com sinceridade e trazendo aos seus cuidados tudo e todos os que se relacionam conosco. Trazê-los com o carinho e cuidado como fez o centurião.

Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé: “Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado/a na tua Palavra e que por ela me sinta exortado/a à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos deseja melhorar o rumo em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Há um oficial romano: impuro, pois é pagão; colonizador, pois é romano. Ele, contudo, tem grande sensibilidade para com um empregado que está acamado. É uma quase morte. Jesus decide curá-lo. Ele se importa conosco e se compadece de nós. O oficial acredita em Jesus e crê, inclusive, na possibilidade de uma cura à distância, simplesmente pela fé no poder e na eficácia da palavra. A frase, de tão marcante, entrou no rito da missa: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo”. Apesar de sua posição, ele não é presunçoso. O oficial interpreta a relação de Jesus com a doença a partir de sua lógica militar: o superior dá uma ordem e o subalterno obedece. Jesus é superior ao mistério do mal. Logo, basta dar uma ordem. Esse é um sinal da era messiânica: inaugura a vitória do Espírito sobre o império de Satanás, sobre a doença, o pecado e a morte. Jesus testemunha que não encontrou fé tão genuína em nenhum israelita. A salvação foi oferecida a todos os povos: um pagão inimigo pode tomar parte no Reino dos Céus.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.